“O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 1,7a).
Texto bem conhecido, talvez já repetido por nós algumas vezes. Quero, porém, aplicá-lo à vida familiar, melhor, quero afirmar que é esta a resposta para aqueles que se perguntam: “como ter uma família feliz?”, ou em “como transformar minha casa em um lar?”.
Vivemos dias estranhos, onde cada vez mais a família, célula base da sociedade e da Igreja, tem se descaracterizado. Pai, mãe, filhos, marido e mulher, rotina, trabalho, escola, não estão mais em voga. Tudo é fluido, tudo é relativo.
Triste constatar que essa fluidez e esse relativismo não tem nos preenchido, não tem nos trazido sentido à vida. Pode até nos fazer alegres por algum momento, mas essa alegria também não perdura. Casal que tem vida individual, pai e mãe que não exercem sua autoridade, crianças em período integral na escola cada vez mais cedo, comida comprada pronta, casas que tem se tornado verdadeiros alojamentos, não mais lares…
Pois é, mudar cada ponto desses requer tempo e reflexão, muita reflexão. Ou melhor, conversão.
Por onde começar então, se tudo está um caos? A Bíblia diz, em seus primeiros versículos, que no princípio “a terra era um caos informe” (Gn 1,2 – Trad. Bíblia do Peregrino), e foi desse caos, que Deus fez o paraíso.
“O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria”. Comecemos temendo a Deus, permitindo que Ele seja nosso Senhor, tome as rédeas de nossa vida, de nossa história, de nossa família, de nosso casamento.
Há algum tempo atrás um amigo dizia que se aconselhara com um comerciante bem sucedido sobre a compra de um terreno que lhe estava dando prejuízo. O sábio comerciante lhe disse: “Venda ou devolva o terreno à imobiliária”. Ele retrucou: “Mas vou perder mais, pois já gastei tanto”, e o velho sábio lhe disse: “Importa parar de tomar prejuízo agora, esqueça o que já perdeu, pare de perder agora, ou o prejuízo será maior”.
LEIA TAMBÉM:
- O testemunho no lar
- Para onde estou dirigindomeu olhar?
- A expectativa dos justos causa alegria
- O maior investimento de todos
Talvez olhemos para nossa casa, e diante do caos, achamos que não valha a pena pedir ajuda ao Senhor, ou devolver a Ele o senhorio de nossa vida. Tolice! Sábio é aquele que reconhece os erros e se dispõe a mudar.
Faça uma oração breve, escrita num caderno de oração, num pedaço de papel, ou mesmo apenas com sua voz, pedindo a Deus que te conceda o temor, que Ele seja o primeiro e o mais importante em sua vida, de modo que cada coisa, em cada tomada de decisão, importante ou corriqueira, Ele seja consultado, Ele seja cogitado: “Isso vai dar glória a Deus? Essa decisão vai tornar a mim e à minha família mais santos?”.
Certamente é uma decisão que custará sacrifícios em alguns momentos, mas encerrará o ciclo de prejuízos que você pode estar.
Comecemos rezando, nos confiando a Deus. E a cada mês vamos refletindo em como transformar nossa casa em lar, nossa família em benção de Deus.
Por
Caroline de Oliveira Machado, Missionária Consagrada da Comunidade Fanuel – Rosto de Deus