Partindo do texto sobre “Casa, família, filhos um caos? ”, entendemos que é preciso parar com os erros, e permitir Deus assumir o controle de nossa vida e de nossa família. Mas e aí, por onde começar ou reiniciar?
Conta-se que um experiente professor, especialista em gestão do tempo estava num evento com executivos de alto escalão. O professor resolveu não fazer uma palestra expositiva desta vez, ao invés disso, trouxe um vaso de vidro, que colocou em cima de uma mesa à vista de todos os presentes. Pegou uma dúzia de pedras grandes e colocou dentro do vaso de vidro, até enchê-lo. Quando não cabiam mais pedras, perguntou aos executivos: “O vaso está cheio?”, ao que todos responderam: “Sim!”.
O professor abaixou-se e retirou uns pedriscos e derramou sobre as pedras grandes, mexeu o vaso de modo que se espalhassem esses pedriscos. Novamente perguntou: “O vaso está cheio?”, desta vez foram mais prudentes: “Talvez ainda não.” O velho professor acrescentou então areia até a borda do vaso e mais uma vez perguntou: “Agora enchemos o vaso?”, juntos disseram: “Não”. O professor, por fim, derramou sobre a areia uma garrafa d’água que absorvida pela areia, ainda assim chegou até a borda do vaso.
Perguntou então aos ouvintes: “O que aprendemos com essa experiência?”. Algum dos executivos respondeu: “Isso significa que mesmo que nossa agenda esteja cheia, sempre podemos encaixar mais um compromisso!”. “Não -respondeu o professor – o que a experiência mostra é que se não colocarmos primeiro as pedras grandes, os demais elementos não se encaixarão. Quais são as pedras maiores, as prioridades em sua vida? A coisa mais importante é pôr essas grandes pedras por primeiro em sua agenda”.
A Palavra de Deus nos deixa claro em Mt 6,33 “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo” e em outro versículo, o próprio Senhor nos diz: “Pois o Reino de Deus já está no meio de vós” (Lc 17,21). É o Senhor que nos habita, Ele é que deve ser buscado diariamente, em primeiro lugar. E como fazemos isso? Através da oração!
As pedras maiores têm um nome: vida de oração. Qualquer pessoa, em qualquer estado de vida, em qualquer circunstância que se encontre, pode e deve colocar diariamente no vaso de sua vida as pedras da oração em primeiro lugar, no topo da sua agenda.
A oração nada mais é do que um diálogo simples, claro, como quem fala a um amigo de suas expectativas e planos, de seus problemas e alegrias, com palavras simples e com intimidade sigilosa.
Um dia que começa com uma oração, breve ou longa, mas que se remete Àquele que lhe sopra todos os dias a vida, faz total diferença, inclusive na produtividade de seus compromissos.
LEIA TAMBÉM:
- O testemunho no lar
- Para onde estou dirigindomeu olhar?
- A expectativa dos justos causa alegria
- O maior investimento de todos
Pai ou mãe de família, crianças ou adultos, trabalhador que sai na madrugada de casa ou aposentado que após tantos anos de trabalho duro, agora tem uma rotina flexível… Todos podem rezar, todos devem buscar a Deus em primeiro lugar em seu dia. Certo que haverá diferença em cada uma dessas situações, uma jovem certamente terá mais disponibilidade (e tranqüilidade) que uma mãe de filhos pequenos, mas cada uma, pela oração, com a graça de Deus, saberá a maneira correta de acomodar essas pedras grandes, de modo que os demais elementos preencham o vaso de suas vidas.
O mais importante é o Senhor! Ele é o primeiro a ser buscado e consultado em nosso dia. Se você já reza, ótimo, busque crescer nessa intimidade com o Senhor. Se você reza de maneira inconstante, peça constância na oração para o Senhor. Se você não reza, comece hoje, comece agora. Tenho certeza que você experimentará a beleza da ordem e da produtividade, pois é o Senhor quem estará à sua frente.
Vamos em frente!
Por
Caroline de Oliveira Machado, Missionária consagrada na Comunidade Fanuel – Rosto de Deus