Na língua hebraica pai é אבא, pronuncia-se a-ba o que deriva do termo com origem no aramaico “ábba” que significa “o pai” ou “meu pai”.
Eu fiquei pensando nisso e considerando a semelhança que esses termos tem com uma expressão muito comum dita por nós quando queremos falar que alguém precisa aprender o que é mais básico e dizemos algo como: é preciso saber o b-a-bá.
Também fiquei pensando nas primeiras pronúncias geralmente feitas pela criança quando aprende a imitar os sons, na maioria das vezes a criança diz algo como bá ou abá… curiosa essa pronuncia de sons tão simples e que no nosso alfabeto estão grafados nas duas primeiras letras: A e B. Nada mais básico.
Eu compartilho essas idéias porque fiquei pensando o quanto isso diz respeito à nossa origem revelada em Cristo, nascemos de Deus que nos pensou e criou não como um mecânico inventivo, mas como um pai e imprimiu em nós essa relação intuitiva com Ele que aprendemos a chamar de Pai.
Claro que eu trago isso para nossa relação humana de paternidade surgida nos nascimentos dos filhos; como foi bom para mim ouvir pela primeira vez meu filho chamar-me de pai. Na verdade foi a partir daí que eu passei a entender melhor o que significa que Deus é Pai e o que é esse amor de Pai que Ele tem por nós. Eu fiquei mais “molão”(rs…), fiquei mais compreensivo e mais tolerante, algo incrível que brotou espontaneamente em mim.
Paternidade é um apelo ao amor profundo que gera e se doa, e se doa de forma masculina, ou seja, com as características da virilidade que estão automaticamente expressa na capacidade de enfrentar o perigo, com medo as vezes, mas defender a prole, querer prover, fazer cara de durão para formar e depois chorar sozinho. Por tudo isso é muito triste vermos a confusão que se instalou em nosso dias, mulheres que são jogadas na situação que cabe aos pais e homens que se encolhem de sua virilidade querendo ser aceitos ou fugindo do desafio de um mundo desnorteado, sim, que perdeu seu norte que é Deus o Pai, que gera pais que sustentam mães que protegem filhos.
LEIA TAMBÉM:
- O testemunho no lar
- Para onde estou dirigindomeu olhar?
- A expectativa dos justos causa alegria
- O maior investimento de todos
Eu amo ser pai, na natureza e na graça. Ame você também ser pai; ame seu pai e o pai do seu pai; ame que os homens sejam pais. O mundo precisa do Pai e de pais.
Feliz dia dos pais.
SANDRO FATOBENE PERES, FUNDADOR DA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS