Ao mesmo tempo em que a Bíblia diz que Deus criou o homem por Seu próprio conselho, ela também diz que isso aconteceu para Sua glória. O apóstolo Paulo escreve: “Porque dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amem” (Rom 11, 36; Col 1, 16).
Tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem foi feito um propagador da glória do Senhor.
Após ter criado o homem e a mulher, Deus os abençoou e lhes ordenou que se multiplicassem, povoassem a terra e dominassem sobre toda criação terrena (Gen 1, 28). Ora, se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, uma terra repleta de humanidade é uma terra repleta da imagem de Deus representada nas criaturas que foram criadas à imagem dele.
O homem foi criado para ter comunhão com Deus
Tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, de toda a criação terrena o homem é a única criatura capaz de ter um relacionamento pessoal e consciente com o Criador.
O quadro bíblico da criação revela que um Deus totalmente sábio, poderoso e bom criou o homem para amá-lo e servi-lo, e para desfrutar de um relacionamento com Ele.
Todavia, o homem caiu em pecado. Isso significa que o homem criado por Deus, pela vontade de Deus, para a glória de Deus e para ter comunhão com Deus, se rebelou contra seu próprio Criador. Dessa forma o homem tornou-se inimigo de Deus. O relacionamento entre criatura e Criador foi quebrado e a imagem de Deus no homem foi desfigurada.
LEIA TAMBÉM:
- UM GUIA MINUTO A MINUTO PARA UMA HORA SANTA DE ADORAÇÃO
- ORAÇÕES À SAGRADA FACE
- COMO ME COLOCAR DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Então aqueles que, pelo poder do Espírito Santo, recebem as boas novas de Cristo para salvação reconhecendo-o pela fé como único e suficiente Senhor e Salvador, são feitos filhos de Deus. Os que antes eram inimigos de Deus, em Cristo são chamados de amigos de Deus (Jo 15, 14-15).
SÉRGIO LUIZ MATIAS, MISSIONÁRIO CONSAGRADO NA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS