Deus nos ama em cada detalhe

Nós somos tardios em amar. Mas Deus nos ama em cada detalhe, nos mais simples que às vezes esse amor passa despercebido aos nossos olhos. Deus se adianta a cada dia em nos amar, quando você levanta da cama o dia já começou e Ele já colocou tudo ao seu dispor, porque Ele te ama. Não somos nós que servimos a Deus porque o amamos, mas Deus nos amou primeiro quando enviou seu Filho único (I Jo 4,9-11). Não temos compreensão do poder oculto que esta palavra nos traz.

 

Nós amamos a pátria, o time de futebol, mas difícil é amar quem está ao nosso lado. É difícil se adiantar em amar, nós queremos ser amados e ser servidos. Porém, nos evangelhos Jesus nos pede para amar os outros na medida que amamos a nós mesmos. Cria certo impacto e confunde nossa mente. Porque não sabemos ao certo o que é amar, servir, ser generoso, viver a caridade, ser sincero, amável, não cultivar a inveja, frear a língua, controlar a ira, dominar nossas paixões para não ferir os outros ao nosso redor.

 

São pequenos “detalhes” que farão a diferença no fim de nossa vida quando formos julgados: “Eu vos digo: no dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado” (Mt 12,36-37), não são apenas “boas” regras de convivência vividas, é questão de salvação e condenação! Vivemos jogando indiretas porque não conseguimos falar a verdade para as pessoas. Não conseguimos ser sinceros, então fingimos não ver, não entender, ignorar, falamos com “meias” palavras para atingir as pessoas e elas se “tocarem”, é uma vergonha como cristãos vivermos assim; quem perde somos nós, que tentamos persuadir as pessoas com tais comportamentos, sendo que o evangelho nos ensina ao contrário.

LEIA TAMBÉM:

CONTEMPLANDO NO ESPELHO

A UNIDADE DO CASAL

A IMPORTÂNCIA DA LITURGIA NA VIDA DA IGREJA

SUA VIDA SERÁ OBJETO DA GLÓRIA DE DEUS

 

Não é apenas frear a língua, mas cultivar bons pensamentos. Outro dia li num livro uma frase interessante que dizia: “Sozinho, vigie seus pensamentos; em família seu temperamento; socialmente sua língua”, a palavra é a imagem do pensamento, sei que não é algo fácil de viver, mas se Jesus nos pediu para vivermos é porque conseguimos. Não existe nenhuma exigência nos evangelhos ou na Bíblia na sua totalidade, que é somente para os santos, todas as exigências das Sagradas Escrituras são para mim e para você.

 

Mas, como vencer estas paixões ocultas? É muito simples, tão simples que não queremos vivê-las, queremos “subir” algumas “moradas” da vida espiritual, para vencê-las, queremos viver o auge da vida espiritual, mas o básico da vida cristã é motivo de fuga para nós. Se não vencermos as pequenas batalhas, não venceremos as grandes, se não subirmos um degrau por vez, nunca chegaremos à última morada. Nos Evangelhos e na vida de Jesus, encontramos respostas, ou melhor a cura para as nossas “paixões” e mudança de caráter. Quando a palavra chegar aos seus lábios para criticar alguém, cale a boca, o silêncio é de ouro. Se alguém vier trazer uma fofoca, não escute, a forma mais eficaz de conter a língua é tapar os ouvidos. Se você é presunçoso, busque a humildade e a simplicidade do coração de Jesus. O caminho está dado, basta que queiramos trilhá-lo.

 

Não é fácil refletir o rosto de Cristo, mas a nós cabe não escandalizarmos as pessoas, pelo nosso mau exemplo “cristão”. Algumas mudanças provêm da prática de bons hábitos. Descreva num papel seus maus hábitos, e busque as virtudes capazes de vencer estes hábitos, que muitas vezes já progrediram e viraram vícios. Pense nisso, busque uma boa confissão e ajuda se necessário, mas saiba que “quase” tudo depende de nós.

 

Encerro com um conselho sensato de Santa Margarida Maria: “Seja humilde para com Deus e gentil para com o seu próximo. Não julgue nem acuse ninguém além de você mesmo, e sempre desculpe os outros. Fale de Deus sempre para louvá-lo e glorificá-lo; fale de seu próximo sempre com respeito. Nunca fale de si mesmo, nem bem, nem mal”.

 

SIMONE MAGALHÃES DA SILVA DORTTI, MISSIONÁRIA CONSAGRADA NA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS