“Evódia e Síntique, peço, por favor, que procurem viver bem uma com a outra, como irmãs na fé. E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho. Os nomes deles estão no Livro da Vida, que pertence a Deus.” (Fp 4, 2-3)
O Espírito Santo nos abençoa com certo entendimento e visão sobre a Sua Palavra de maneira que nos faz ver o que parecia escondido e que em primeiro momento não nos chama a atenção. Digo isto porque nesta passagem o que mais nos parece evidente é o problema entre duas irmãs da comunidade de Filipos, podemos parar nesta situação apontada por S. Paulo e pensar que aí esta o motivo desta passagem, obviamente que o apóstolo teve esta intenção mas guiado pela mão de Deus ele foi usado para dar-nos uma revelação incrível.
Saltando do probleminha entre as duas irmãs o Espírito Santo nos fala de como elas e outros tem trabalhado para espalhar o Evangelho e que por este motivo estão com seus nomes escritos no Livro da Vida. Isso é muito importante e grandioso porque significa que aqueles que trabalham para espalhar o Evangelho irão receber a coroa da glória no paraíso celestial, mas significa também que estão diante dos olhos de Deus, pois estão no livro que Deus escreveu e lê, significa também que contam com a assinatura de Deus pois o Senhor mesmo escreveu seus nomes com sua própria mão, contam com então com o apoio e o agir de Deus para que cumpram este mais elevado serviço cristão que existe que é espalhar o Evangelho.
Espalhar o Evangelho portanto e algo tão grande e importante que deve guiar nossas vidas para deixarmos de nos deter em bobagens e nos dedicarmos intensamente a isto.
Espalhar o Evangelho é uma missão que se impõe aos que amam a Jesus e que querem ver o Seu Nome honrado, é também a maior obra de amor que alguém pode fazer por outra pessoa. As vezes vemos pessoas na Igreja e no mundo exigindo uma razão social para a existência dos cristãos e muitas comunidades caem nesta armadilha promovendo “obras sociais” que justifiquem a sua presença, claro que as obras de caridade, e não sociais, devem fazer parte muito importante da missão cristã, mas exatamente como isto, obras de caridade e não de auto justificação e nem de justificação social, e sendo assim, podemos e devemos realizar muitas coisas mas a maior delas e a razão mesmo de nossa existência cristã no mundo é espalhar o Evangelho até que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se convertam a Nosso Senhor Jesus Cristo e sejam batizados.
Não há outro caminho de salvação para os problemas humanos sejam pessoais ou sociais, sejam nas famílias ou nas nações, por esta razão que os que espalham o Evangelho estão escritos no Livro da Vida pelas mãos do próprio Deus.
LEIA TAMBÉM:
Cristo Ressuscitou, está vivo para nunca mais morrer, Seu poder e Sua presença estão entre nós e nos deu de Seu Espírito para que nós possamos atingir o Seu propósito; e qual é este senão que espalhemos o Evangelho? Sim, porque o Evangelho é “o poder de Deus para salvar todos os que creem” (Rm 1, 16).
Portanto, vamos adiante no grande trabalho de espalhar o Evangelho, somente assim o ressuscitado será realmente honrado e somente assim o mundo será realmente transformado e ainda por final estarmos eternamente na presença do Senhor que escreveu os nossos nomes em Seu Livro da Vida.
SANDRO FATOBENE PERES – FUNDADOR DA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS