08 – EBS 2017 – Maio 2

Segundo Tema: ESCADA DO CRESCIMENTO. 1) GANHAR
Texto base: Tg 5,19-20 – Citações bíblicas conforme Bíblia da Ave-Maria

O Novo Testamento possui algumas expressões interessantes para descrever a ação de evangelizar as pessoas. Vejamos algumas no Evangelho de São Mateus: pescar (cf. Mt 4,19), temperar (cf. Mt 5,13), iluminar (cf. Mt 5,14-16), pastorear (cf. Mt 10,6), anunciar (cf. Mt 10,7), curar (cf. Mt 10,8) etc. Todas estas expressões saíram dos lábios do Senhor. Só que antes de falar para os discípulos fazerem, primeiro Ele as vivia. De fato, pregou na Galiléia (cf. Mt 4,17), “pescou” Pedro, André, Tiago e João (cf. Mt 4,18-22) e percorria regiões inteiras pregando, ensinando, curando… (cf. Mt 4,23-25).

Uma das mais belas expressões usadas pelo Senhor certamente é aquela que encontramos em Mt 18,15: “…Se te ouvir, terás GANHO o seu irmão”. É a mesma expressão utilizada por São Paulo, que disse: “Para os judeus fiz-me judeu, a fim de GANHAR os judeus…” (1 Cor 9,20a). O dicionário define ganhar como “obter por meio de esforço ou trabalho, tomar, conquistar, recuperar…”. Ganhar pessoas para Jesus é a nossa missão e o primeiro dos 4 degraus da ESCADA DO CRESCIMENTO, que precisamos conhecer bem para ter cada vez mais excelência na missão. Vamos, portanto, aos aspectos fundamentais do GANHAR:

1) Ter alvos (lista oikos). Todo evangelizador precisa ter alvos claros. Jesus disse aos apóstolos para irem primeiro às ovelhas perdidas de Israel (cf. Mt 10,6). Ele mesmo escolheu um território específico para começar a pregar (cf. Mt 4,12-17). Igualmente São Paulo definiu alvos (cf. 1 Cor 9,20-21). Caro líder, faça uma lista de quem você espera ganhar e ensine seu núcleo a fazer o mesmo para que, posteriormente, todos os membros da célula também o façam. Esta é a LISTA OIKOS. De tempos em tempos revise a lista, atualize nomes e estratégias, mas sempre, sempre, sempre tenha uma lista de alvos para sua célula.

2) Orar pelos alvos. Jesus orou pelos Seus alvos (cf. Mc 3,13-14), e ensinou-nos a não dar passos na missão sem antes regar os alvos de oração: “Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” (Mt 9,38). Na sua oração diária, mas, sobretudo na ENTREGA da reunião da célula, você deve orar pelos nomes de sua “lista oikos”. Não se esqueça deles nas intenções para a Santa Missa e nas intenções do Santo Terço. E coloque este assunto como prioritário nas reuniões do núcleo.

3) Contatar os alvos. A oração fecunda os corações para acolherem o Evangelho, e não tenha duvida de que 20 pessoas intercedendo pelas almas alcançam mais frutos do que 100 pessoas pregando; só que é necessário contatar as pessoas para lhes falar do Evangelho, porque a fé provém da pregação (cf. Rm 10,17). Contate seus alvos com frequência, visite-os, aborde-os, ligue, envie mensagens, convide-os à sua casa, vá até a casa deles, mostre-se interessado. Invista tempo para isso, relacione-se!

4) Ações de evangelismo. Por último, você e sua célula precisam ter ações para propiciar aos alvos a escuta do Evangelho. Podem ser momentos de lazer, descontração, culturais, caritativos etc. A ideia é envolver os alvos com cristãos, criar vínculos de amizade; para isso tenha uma postura sempre acolhedora, respeitosa, mas também paciente, percebendo o melhor momento para falar de Jesus, levar para a célula, assembleia de oração etc. Primeiro ganhar as pessoas “para nós”, depois ganhá-las para Jesus. Isto se chama evangelismo por amizade ou evangelismo oikos.

08 – EBS 2017 – Maio 2 – Download do PDF