O conhecimento de Deus, a vida do homem
“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (Jo 8,32).
A religião é um fato universal; o ateu é uma exceção, pois a religião é uma tendência natural da espécie humana, prova concreta de que cremos na existência de um Criador. Ensina o n. 1 do Catecismo da Igreja Católica que Deus nos criou para participar de Sua vida, por isso está sempre próximo de nós e nos convidando à Fé, pois conhecer e amar a Deus é a vida do homem!
Mas o fato de que toda religião tenha em si um fundamento bom, que é a procura da verdade e uma finalidade boa, que é a prática do bem, não nos permite dizer que todas as religiões são boas!
Como cristãos cremos que a completa revelação de Deus se deu através de Jesus Cristo, que por sua vez deixou a Igreja como guarda e retransmissora desta verdade, e é nesta Verdade que está a nossa felicidade e liberdade, porquanto Jesus é o único Caminho que nos introduz na Vida verdadeira.
Assim, para que o chamado de Deus que almeja dar vida a todos – religiosos ou não –, alcance o maior número possível de pessoas, a Igreja, fundada e enviada por Cristo para fazer discípulos (cf. Mt 28,19-20), precisa realizar com propriedade sua missão, por uma razão muito simples: com ela está o precioso tesouro trazido por Cristo e a nós compete, enquanto discípulos, repartir deste tesouro que um dia mudou nossas vidas. É isto que diz o Catecismo: “Todos os fiéis são chamados a transmiti-lo de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a na partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração” (n. 3).
Depois de conhecer a Deus (como vimos no estudo anterior), ensinar as pessoas a conhecer a Deus é a nossa grande missão, porque conhecer a Deus é tão imprescindível à alma humana como o alimento o é à vida do corpo. Conhecer a Deus não se trata de sentimentos… Conhecer a Deus é questão de convicção e prática, que resulta em mudança de vida, em progresso, em salvação e santificação.
Em nossas células temos que oferecer às pessoas condições de conhecerem a Deus, para que possam vir a amá-Lo, como O amamos, e assim, se tornarem realmente felizes, gozando da vida maravilhosa que o Senhor deseja dar a todos. Dar a fé, instruir na fé e fazer crescer na fé é a nossa missão, é isso que significa ‘ensinar’ no contexto desta obra de misericórdia espiritual.
BAIXE AQUI O EBS DESTA SEMANA – 11 – EBS 2016 – 08 a 14 de maio