13 – EBS 2017 – Julho 1

Falar de discipulado, portanto, significa tocar em uma importante faceta do belo PROPÓSITO de Deus para esta Comunidade. Na Fanuel como um todo, e de modo específico, nas células “cada discípulo deve se tornar um missionário”.
Este elemento (ser discípulo) é precedido pela condição que é ser Comunidade, isto é, ser Igreja. Para ser membro do Corpo de Cristo a pessoa primeiramente deve ter seu encontro pessoal com o Senhor, ser batizada, professar a fé católica etc. Esta etapa depende do evangelismo, da pesca, do ganhar.

Discipulado é uma etapa da vida cristã posterior ao primeiro encontro com Deus, porque não é possível discipular mortos na fé, ou seja, pagãos; discipulado é coisa para cristão.

O discipulado é um caminho de formação de cristãos, um itinerário cujo objetivo é tornar a pessoa semelhante a Jesus Cristo. Começa na adesão de fé, mas se estende por toda a vida. Sua meta é chegar ao ponto em que o batizado esteja tão unido ao Senhor que possa reproduzi-Lo, multiplicá-Lo.

Cristãos. Foi este o título que os discípulos receberam dos moradores de Antioquia depois de um ano e meio de convivência com eles (cf. At 11,26). Desde os primeiros séculos da fé cristã o sentido da palavra cristão é este: ser um “outro Cristo” (Alter Christus).

Como líderes, titulares ou auxiliares, precisamos ter consciência da beleza deste serviço chamado discipulado, com o qual colaboramos no processo de amadurecimento da vida de fé de nossos irmãos, tornando-os aptos a seguir a Cristo em qualquer circunstância e a testemunhar Seu amor e salvação em qualquer ambiente.

Discipulado tem a ver com desenvolvimento da vida cristã, com crescimento em Deus, com relação fraterna, vida familiar, profissional, ou seja, engloba a vida da pessoa como um todo, unindo sua fé à sua vida, de modo que traduza em atos concretos sua adesão a Jesus, já que a fé sem obras é coisa morta (cf. Tg 2,17). O discipulador é, na linguagem do NT (cf. Ef 4,16) a conexão, o elo entre esta expressão da Igreja (Corpo de Cristo) que é a Comunidade Católica Fanuel e o batizado. Assim, passa pelo seu serviço de amor o crescimento dos seus irmãos. Você está à disposição do Corpo, a serviço, por isso será eficaz na medida em que for apenas um canal, um instrumento, um fio condutor que liga Cristo aos irmãos.

13 – EBS 2017 – Julho 1 – Clique e baixe arquivo PDF