Acolhidos pelo Senhor
“Venha a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, eu lhes darei descanso” (Mt 11,28).
Em nosso itinerário sobre as obras de misericórdia já demos os seguintes passos: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede e vestir os nus (obras materiais); dar bom conselho, consolar os tristes e ensinar os ignorantes (obras espirituais). Neste mês vamos avançar na obra material que é dar pousada aos peregrinos. Com isso chegamos à metade de nosso caminho.
Em tempos antigos dar pousada aos viajantes era um assunto muito sério, que implicava às vezes em vida ou morte, isto porque as condições das viagens eram complicadas, cheias de dificuldades e riscos. Pense, por exemplo, no drama de São José que, a caminho do recenseamento ordenado pelo Imperador, viu sua esposa Maria Santíssima chegar ao tempo de dar à luz, mas não encontrou lugar decente para se hospedar.
Dar pousada era uma questão de honra. O justo Abraão fez questão de acolher os três peregrinos que inesperadamente chegaram em sua barraca (cf. Gn 18). Também a prostituta Raabe foi exemplo de acolhida; não só hospedou os dois israelitas, como literalmente salvou suas vidas (cf. Js 2). E o que dizer da viúva que abriu sua casa e deu da última medida de farinha ao faminto profeta Elias!? (cf. 1 Rs 17).
Pense você nas tantas vezes que teve o privilégio de ser acolhido por alguém. Você era digno disso? Falta-nos palavras ou gestos para expressar a gratidão por termos sido acolhidos, não é mesmo!?
Pois bem, é assim que devemos nos sentir diante do Senhor Jesus Cristo que, nos Seu infinito amor, quando ainda estavámos nas trevas do pecado, vivendo longe de nossa casa que é o Coração do Pai, simplesmente nos deu pousada, lavou nossos pés, alimentou nossa alma, colocou novo anel em nosso dedo e serviu-nos um banquete de graça e vida nova, não porque merecíamos, mas tão somente porque precisávamos e porque Ele é em si graça e amor. Sim, em Jesus fomos acolhidos pelo Pai, voltamos pra casa, encontramos descanso, provisão, paz, perdão, novo sentido de vida… Acolhida!
14 – EBS 2016 – 30 de maio a 06 de abril- CLIQUE E BAIXE ARQUIVO PDF