Fulton Sheen, arcebispo americano, em seu livro “Rumo à Felicidade” diz que “é provável que esteja em paz tudo o que está dentro de limites”, “a condição do nosso contentamento é reconhecer limites”.
Imaginemos uma criança sem receber limites dos pais ou responsáveis por ela, que “ser insuportável” se torna, e ela mesma não vive em paz, não é uma criança feliz, pois o homem, mesmo ainda pequeno tem naturalmente necessidade de limites.
Jesus Cristo não nos deixou os mandamentos, para impor Sua autoridade sobre nós, mas, por que nos conhece e sabe dos limites que precisamos para sermos salvos; quando guardamos os Seus mandamentos-permanecemos no Amor.
Sabiamente, no nosso sinal de Consagração da Comunidade Fanuel, consta um círculo para nos lembrar que estamos dentro dos limites da vontade do Senhor.
Talvez esteja aqui, o grande mal do nosso tempo:
As pessoas em busca de felicidades confundidas com prazeres, não olham mais para si, não se reconhecem como criaturas que necessitam de limites;
Não buscam, determinadamente, sua vocação, seu chamado, e se submetem às mais variadas formas de transgressões humanas.
Muitas vezes contaminadas pela falsa liberdade de ser o que quiserem, de fazer o que lhes dão prazer. Deixam-se contaminar com a linguagem do mundo de que ter ou estar no limite é ruim, e enganam-se, pois somos criaturas de Deus, e Esse que nos criou também nos chamou, e quem chama, chama a algo específico, pessoal.
O mundo prega: estar no limite do cartão de crédito, do cheque especial, ter um acesso ilimitado à internet, e com isso, talvez a palavra limite seja mal vista, e dessa forma de fato é. Mas, viver nos limites do meu matrimônio, viver nos limites do meu sacerdócio, viver nos limites da minha consagração, não importa a vocação, importa reconhecer e estar nos limites daquilo que você é chamado a ser, estaremos em Paz.
Descobrir a sua vocação, o coloca no limite!
Exatamente aonde Deus te quer, para aí sim, travar uma batalha em busca da sua santificação e evangelização, obedecendo aos limites do jardim que Jesus preparou para você.
Portanto, se te perguntarem:
Você é limitado? -Responda tranquilamente e contente:
“Sim!! Graças a Deus!”
Por Verônica
Consagrada Comunidade Fanuel – Presença Campo Grande/MS