“Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Eu os tirei do Egito para que vocês não fossem escravos dos egípcios. Eu os livrei da escravidão e os fiz andar de cabeça erguida.” (Lv 26, 13)
A Palavra de Deus é maravilhosa, todos os que creem sabem disto e se regozijam na Palavra; mas muitas pessoas nada sabem a este respeito e pensam que a Bíblia apenas nos conta histórias do passado, muitos até creem no que a Bíblia conta, mas ainda assim pensam que ficou no passado.
A diferença entre a Bíblia Sagrada e qualquer livro de religião está no fato de que a Bíblia é a Palavra de Deus e isto significa dizer que não somente nos conta o que Deus fez, mas o que Ele está fazendo agora mesmo. A Bíblia não é o livro de Deus, mas a Palavra, quer dizer uma comunicação que acontece agora mesmo e como tal, vindo de Deus, não é apenas uma notícia, mas um decreto a ser executado.
Começo esta mensagem dizendo isto porque o que lemos em Lv 26, 13 de fato ocorreu, os hebreus eram escravos, andavam humilhados, cabisbaixos e prostrados, verdadeiramente acabrunhados e depressivos porque suas vidas não tinha esperança alguma; trabalhavam não para viver, mas para morrer.
O Novo Testamento nos conta que o que Deus fez no passado para os hebreus fez em Jesus para todas as pessoas que se voltam para Ele, mas o que Jesus fez foi maior que a libertação do Egito, porque lá atrás eles deixaram uma escravidão histórica e construíram uma nação, mas com Jesus ocorreu de Deus dar a libertação eterna e Deus fazer uma nação de salvos e vitoriosos para sempre.
Hoje, depois desses dois grandes atos de Deus, ainda há muitíssimas pessoas que andam com a cabeça para baixo sob o fardo da escravidão, e vivem assim ou porque nada sabem que já estão alforriados ou porque voltaram à escravidão por não serem dóceis ao Espírito Santo deixando-O transformá-los em nação santa do Senhor.
A liberdade que recebemos em Cristo nos levanta para sempre a cabeça e nos faz olhar para mais longe. Sem dúvidas que esta visão começa agora aqui, a pessoa pode ver-se diferentemente e este e o primeiro sinal da libertação, começa a compreender que ela é amada por Deus e que sua vida tem um propósito eterno e grande; depois a pessoa começa a olhar adiante em relação às coisas que fazem parte de sua vida e começa a obter as vitórias do Senhor em todas as áreas, já não precisa mais andar humilhada na família, na saúde nos negócios, nos relacionamentos e menos ainda na relação com Deus, porque a humildade cristã que se lhe infunde na alma a leva a assumir sua posição em Cristo e esta é uma posição vitoriosa. Andar debaixo da mão de Deus é andar em vitória.
Por fim, e acima de tudo, aquele que deixou-se libertar ainda está sendo conduzido a andar com os olhos erguidos para o céu onde irá habitar em mansões preparadas pelas mãos de Deus e para sempre.
Portanto somente posso encerrar esta mensagem para você com esta magnífica Palavra de Deus: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” (Ef 5, 14)
Em Cristo
Sandro F. Peres