Como Lâmpadas Sagradas

“Como a lâmpada que brilha no candelabro sagrado, assim é a beleza do rosto na idade madura.”
(Eclesiástico, 26, 22)

 

Os anos passam rapidamente e em geral as pessoas desejam esta rapidez quando esperam por conquistas, mas depois lamentam o tempo passado porque temem o envelhecimento. Parece-nos que estas contraposições são constantes em nossa vida, desejamos e tememos o mesmo o bem. Isso ocorre quando, na verdade, estamos fixos no item de conquista e, desta maneira, lamentamos o que não temos e sofremos pelo que deixamos de ter, mas esta postura nos cega para não ver aquilo que de verdade estamos conquistando.

 

Os anos que passam não são apenas etapas de conquistas passageiras, mas nos cumulam de experiência que deveria se tornar em sabedoria, o que só é assim quando amadurecemos para além de envelhecer.

 

A maturidade está além do tempo cronológico, mas conta com a sua evolução. Claro que a sucessão de dias e anos nos possibilitam a sucessão de conhecimento e aprendizado e isso é uma via para o amadurecimento, somente que, aqueles que caminham em Deus estão amadurecendo não apenas no passar cronológico, mas estão fixados em outra medida do tempo que é o Kairós, ou seja, o tempo que é visto em Deus como sucessão de oportunidades da graça e somente assim se pode progredir de verdade. O progresso não é a conquista de novos bens materiais sejam de ordem física, intelectual ou emocional, ainda que estes elementos contribuam para tanto, mas o progresso é na ordem da graça, é verdadeiro quando nos leva para o Criador, para amá-lO mais e desejá-lO mais, portanto, aquele que amadurece vai se tornando em reflexo da luz sagrada e o tempo investido nisso se torna em precioso tesouro.

 

A Comunidade Fanuel entrou em seu Vigésimo Quarto ano e isto significa que o tempo passou e muitas oportunidades nos foram dadas para amadurecer. Vamos viver este novo tempo como uma nova oportunidade da graça, um tempo particular de preparação para o jubileu de prata que se vai tornando cada vez mais próximo, mas cada um de nós que de alguma forma é atingido por este carisma de Ver e Fazer Ver a Face de Cristo deve beber desta experiência de amadurecimento e deixar-se iluminar pela luz do candelabro sagrado que, na linguagem bíblica, é aquela lâmpada do altar alimentada com azeite diário.

 

Hoje o mundo tem progredido apenas de maneira material, o que não é verdadeiro progresso, na medida em que as sociedades e nações se afastam de Cristo elas regridem e o ser humano vai voltando ao seu estado tribal, perdendo a civilidade, amando cada vez mais os prazeres baixos e liberando seus piores instintos até em alguns casos chegar a legitimar o canibalismo; mas o homem de nossos dias se julga evoluído e senhor de conquistas porque domina novos conhecimentos científicos e tecnológicos, e no entanto, suas vidas se dissolvem em suas mãos, vazando pelos seus dedos.

A Comunidade Fanuel tem recebido de Deus luzes da graça para ser neste tempo um rosto amadurecido, um olhar sereno, uma feição tranqüila e misericordiosa que expressa agora a fisionomia de Cristo. Nosso Senhor Jesus Cristo está vivo e quer expressar através de nós a luz sagrada de Sua Face num mundo de trevas, iludido e perdido entre a ficção, a imaginação, a fantasia e a realidade. O homem não pode ser o que deseja, só pode ser aquilo para que foi criado e se não entende isso então está na ilusão e no mau uso de sua liberdade. Estão cegos e surdos a esta realidade, mas nós permaneceremos aqui revelando a eles o Rosto de Cristo que continua chamando para a vida verdadeira.

 

Que nosso rosto, que é a Face de Cristo, continue brilhando com feições amadurecidas e luzentes como lâmpada sagrada e os homens saibam que o Eterno vive e chamará a cada um.

Sandro Fatobene Peres, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Fanuel.