Descanso no trabalho

descansonotrabalho

“Porque quem receber o descanso que Deus prometeu vai descansar de todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou dos trabalhos dele.” (Hb 4, 10 – cf Gn 2, 2).

Podemos receber o descanso de Deus em nossas vidas e isto significa algo incrível que jamais pudemos imaginar.

Pense bem o que significa para você um bom tempo de repouso, descanso e refrigério depois de ter enfrentado uma dura jornada de trabalho, é algo que nos revigora e enche de novas forças e novo ânimo.

O descanso é merecido após o duro trabalho e o trabalho é necessário para que se possa ter o descanso, é como um ciclo. Ninguém pode apenas descansar, isto seria preguiça, mas ninguém pode apenas trabalhar, isto seria ativismo. Até mesmo Deus trabalhou e descansou de seu trabalho.

Vivemos o tempo do descanso de Deus e neste tempo podemos também descansar com Ele, porque podemos trabalhar com Ele. Explico-me, Deus tem nos dado um novo tempo de graça que conhecemos como Nova Aliança, neste tempo Deus mesmo tem trabalhado para a nossa salvação e tem operado em nós por meio de Seu Espírito. Toda as pessoas que atendem ao chamado da graça e se rendem a Jesus entram no trabalho de Deus em suas vidas e isto significa uma operação da graça para sua santificação, mas este trabalho de Deus cumpre seu ciclo com o descanso e então a pessoa faz um revezamento com Deus, ou seja, enquanto Deus trabalha a pessoa descansa e enquanto a pessoa trabalha Deus descansa.

Eu sei que esta informação parece “nova” e talvez estranha, mas veja bem, está cheia sim da novidade da salvação, porque Deus neste tempo de graça tem nos dado Seu Espírito e o Espírito Santo em nós opera o trabalho e o descanso de Deus.

A salvação é o trabalho de Deus e não depende de nós, é obra da Graça e a recebemos por fé, então nisto descansamos enquanto Deus nos enche com Sua Graça salvífica, mas a santificação é uma operação do Espírito Santo por meio do comprometimento humano, assim Deus nos salvou pela Graça mas nos santifica na cooperação com a Graça. O fato é que, Deus opera e nós recebemos, nós operamos e Deus nos recebe, é um revezamento, um ciclo, em que há uma cooperação no trabalho e no descanso, por isso podemos trabalhar com Deus e descansar em Deus, até que a obra esteja completa e então nós descansaremos com Deus e em Deus pela eternidade.

Hoje é o tempo de revezamento no trabalho e no descanso e contamos com um treinador e mestre que é o Espírito Santo, por isso a Igreja sempre nos ensinou a invocá-Lo com fé, e há na história de piedade da Igreja, muitas orações que nos levam a esta invocação, mas há uma oração em particular que invoca o Espírito como Aquele que trabalha em nós e é descanso de Deus em nós. Façamo-la com fé, em nome de Jesus.

“Vem, Espírito Santo, e envia do alto do céu um raio da Tua luz. Vem, pai dos pobres, doador da divina graça, e luz dos corações. És consolo e defensor, amável hóspede dos corações, e alívio incomparável. És descanso no trabalho, brisa no calor ardente e consolo na aflição. Ó ditosa luz divina, ilumina plenamente o coração dos Teus fiéis. Sem Ti não pode haver em homem algum, jamais, inocência nem bondade. Vem livrar-nos do pecado, abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas. Concede-nos que possamos superar a nossa obstinação, vencer a nossa apatia, e nos guardar no bom caminho. Aqueles que creem em Ti e em Ti confiam, concede os Teus sete dons sagrados. Como prêmio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna.”
Amém.

Em Cristo
Sandro F. Peres