“Quando Salomão terminou a oração, desceu fogo do céu e queimou completamente o animal oferecido em sacrifício e os outros sacrifícios que tinham sido oferecidos; e a glória do SENHOR Deus encheu o Templo.” (II Cr 7, 1)
Deus havia prometido ao Rei Davi que teria um templo para habitar no meio de Seu povo por meio do governo dele, mas disse também que seria o seu filho e sucessor quem faria esta construção. De fato foi o Rei Salomão quem edificou um magnífico templo ao Senhor em Jerusalém.
No dia da inauguração do santuário Deus prometeu que ouviria e atenderia as preces feitas naquele lugar e assim o primeiro a levantar uma prece ali foi o Rei Salomão que, como vimos no texto bíblico, foi atendido imediatamente por Deus que enviou Seu poder e realizou o que o Rei pedira consagrando a olhos vistos o local para adoração.
Quando ficamos sabendo disto entendemos que Deus atende as orações, é uma promessa Dele, porém há muitas pessoas que dizem que oram e não recebem. A Bíblia diz que quando isso acontece quando alguém ora mal: “E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” (Tg 4, 3).
Deus atende sempre as orações que são com a finalidade de dar glória a Ele e não à pessoa que ora. Se alguém ora para obter vantagens ou para colocar Deus à prova então não será atendida. Se a oração não concorda com a Palavra de Deus, então não deve ser feita porque não resultará em nada.
Para que Deus atenda uma oração se faz necessário que a motivação da mesma seja feita pelo Espírito de Deus porque “o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus.” (Rm 8, 26-27). O Espírito Santo revela a vontade de Deus e comunica com isso poder para orarmos, mas isto é o resultado de uma relação de amor entre a pessoa que ora e o Senhor Deus (cf. Jo 14, 23-26).
Assim, aquele que ama a Deus e ouve o Espírito Santo conhecerá as promessas de Deus e irá orar segundo a Sua Palavra. Receberá de Deus a revelação do que lhe pertence e irá orar com poder sobrenatural.
Quando é assim, simplesmente ao proferir a palavra da fé em oração a pessoa irá liberar a mão de Deus sobre sua vida e o poder de Deus entrará imediatamente em ação realizando a obra que inspirou. A oração simplesmente será atendida e, por mais difícil que a situação pareça, ela se reverterá e Deus será glorificado.
Fé e Esperança andam junto com o Amor, se alguém ama de fato a Deus procurará fazer a Sua vontade, e isso começa em escutar a Sua Palavra. Ao receber a Palavra com ela vem a fé para realizar o impossível; Deus mesmo comunica ao espírito da pessoa o que irá fazer e lhe está dando e isso a enche de esperança que não decepciona. Pois bem, uma vez que a pessoa está envolvida nestes dons de Deus, há poder sobrenatural ao seu alcance e o milagre, a cura divina, a transformação, a paz, a prosperidade, o impossível, simplesmente está à suas ordens no Nome de Jesus.
Se você entende isto e crê então agradará a Deus e será honrado com o milagre. Deus atenderá a sua oração e Sua glória encherá a sua vida.
Em Cristo
Sandro F. Peres.