EBS 2016 – De 13 a 19 de Março

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Consolar o triste

“Não deixe de consolar os que choram e chore com eles” (Eclo 7,34).

Consolar os tristes é algo que surge espontaneamente em muitos de nós. Se somos seres humanos normais, nos sentimos naturalmente compadecidos dos aflitos. Mas é essencial que o consolo oferecido seja mais do que meras palavras e gestos sentimentais.

O versículo citado fala de chorar com a pessoa. Isto significa um real envolvimento, compaixão, algo semelhante ao que fez nosso Senhor com a viúva de Naim, que acabara de perder o filho. Ele a viu, compadeceu-se e disse algo (usou de palavras), mas aproximou-se, tocou no caixão, levantou o seu filho e o entregou vivo (fez algo) (cf. Lc 7,12-16).

O consolo para o triste é uma obra de misericórdia espiritual que podemos praticar muitas vezes em nossos dias. Diariamente alguém expõe para você em uma conversa informal ou íntima, em uma rede social ou em uma reunião de célula alguma situação de tristeza. E diante de uma multidão de gente triste e vazia, temos de nos posicionar, em primeiro lugar enchendo-nos do Espírito Consolador, mantendo nossa comunhão com Ele por meio da oração pessoal e da Palavra, e uma vez que estejamos em união com Ele, devemos oferecer consolo: oferecendo um ombro amigo, um ouvido atento e disponível, um olhar compreensivo, um abraço amoroso, um acompanhamento ao enlutado, por exemplo, sobretudo nas semanas seguintes à perda. Podemos consolar orando pelas pessoas, anunciando a fé e a esperança cristã, para que encontrem em Cristo e no Seu Espírito Consolador alívio e descanso para suas almas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”42px”][dt_button link=”https://www.comunidadefanuel.com.br/wp-content/uploads/2016/03/5-EBS-2016-13-a-19-de-março.pdf” target_blank=”true” size=”big”]CLIQUE AQUI E BAIXE ARQUIVO PDF[/dt_button][/vc_column][/vc_row]