Há nas Escrituras Sagradas, uma coletânea de promessas divinas. São mais de 1100 promessas (cf. Bíblia das promessas), o que encontramos em traduções bíblicas de origem reformada que descarta os sete livros deuterocanônicos, o que equivale dizer que são realmente muito mais do que esta quantidade, visto que nestes livros também encontramos outras promessas de Deus.
Porque estamos tratando sobre isto? Na verdade temos aqui um material muito farto para estudar as Escrituras Sagradas, mas nosso objetivo é compreender que estas promessas são todas alvos de cumprimento da parte de Deus, porque o Senhor não faz apenas promessas, Ele as cumpre com exatidão no tempo certo.
Cremos que assim como a Palavra é Logos, ou seja, a revelação completa e sem erro que comporta todo o plano da criação e da redenção até o fim dos tempos concernente ao mistério de Cristo, nisto estão as promessas dentro desta perspectiva do Logos, de forma plena na revelação significando promessas de valor eterno e coletivo para os homens de todos os tempos e lugares em Cristo Jesus.
Mas também a Palavra é Rhema, ou seja, aquela comunicação direta e pessoal de Deus à alma como uma visita do Espírito Santo que trás consolação, estímulo, perspectiva…diante de situações específicas. É lógico que o Rhema está contido no Logos, quero dizer, aquela Palavra comunicada à alma pelas Escrituras, não pode fugir ao seu significado no contexto da revelação, mas se aplica de forma particularmente esclarecedora diante das nebulosidades da vida, como um raio de luz em meio ao nevoeiro de nossa visão limitada das coisas de Deus.
Assim podemos encontrar uma Promessa bíblica tremendamente incrível em Habacuque 2, 1-4 que diz: “Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder à minha queixa. E o SENHOR Deus disse: “Escreva em tábuas a visão que você vai ter, escreva com clareza o que vou lhe mostrar, para que possa ser lido com facilidade. Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato. A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus.”
No contexto do Logos nos fala dos tempos messiânicos em que Israel seria libertado do assédio inimigo e dos perigos de invasão, quando estivesse sob o governo eterno do Messias Salvador. Esta é a promessa que Habacuque recebe e que iniciará o tempo em que os justos viverão por sua fidelidade, sendo esta possível pelo derramamento das bênçãos de Deus. Esta promessa está se cumprindo inteiramente desde o momento histórico da Encarnação Divina em Cristo Jesus que é o Messias esperado (cf. Rm 1, 17; Gl 3, 11; Hb 10, 38).
Muito bem, então em Cristo estamos vivendo o cumprimento desta promessa tremenda que comporta em si a revelação da visão divina. Foi Jesus quem nos deu visão de Deus (cf. Mt 9.27-31; Jo 8, 12; 9.1-7. 39-41; 12, 36b-41). Esta visão que Jesus nos comunicou é ainda agora manifestada sob novos aspectos para iluminar nosso tempo, e neste sentido podemos receber a Promessa em Habacuque 2 como um Rhema para nossa circunstância.
Se você crê firmemente que as promessas escritas em seu coração se hão de cumprir ainda que demorem, então você pode ir adiante e entrar com vigor na posse do que te foi dado.
Esta é a hora, agora é o tempo. Estamos entrando e sendo plantados na terra das promessas e nela veremos os benefícios do Senhor!
Em Cristo
Sandro F. Peres