A esperança é uma das três maiores virtudes cristãs (cf. 1 Cor 13,13).
Pode ser definida como uma virtude infundida por Deus em nossa vontade, pela qual confiamos com plena certeza alcançar a vida eterna e os meios necessários para chegar a ela, apoiados no auxílio do Senhor.
O motivo da nossa esperança é Deus. Quer dizer, o objetivo de nossa caminhada é possui-Lo plenamente no céu. Ele colocou em nós um “apetite” para o bem e nos dá os auxílios para praticá-lo (ex: os Sacramentos), além de nos garantir o apoio de Sua misericórdia, que se renova a cada manhã (cf. Lm 3,23)
;
Fica claro, portanto, que a nossa meta é ver a Deus e possui-Lo na glória. Mas está firme esperança sobrenatural vai sendo construída com pequenos atos de esperança, “a cada manhã” (cf. Lm 3,21-24);
No cristianismo esperar não é prever. Prever é o que fazem os economistas depois de sondarem as perspectivas do mercado, antes de concluírem:
“Estamos com muitas esperanças na recuperação do país…”. Só que tais cálculos nada têm de esperança cristã;
A esperança, sim, olha para o futuro, mas cabe inteira no presente. Esperar não é ter a certeza do amanhã; é ter confiança em Deus hoje, porque Ele nos ama e dirige todos os acontecimentos!
Jesus disse para não nos ocuparmos com o amanhã, como os PAGÃOS (cf. Mt 6,31-32).
A preocupação e a ansiedade não resolvem nada… É por isso que tem de ser lançadas em Deus, que CUIDA DE NÓS (cf. 1 Pd 5,7);
Mesmo que a situação financeira de sua família não esteja boa, espere no Senhor, que te dará paz em meio à insegurança e os meios para, trabalhando, reverter a situação. A sua parte é cumprir bem teus deveres hoje, e evitar as possibilidades do amanhã. Veja: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.
A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34);
Preparar o amanhã com atitudes é uma coisa, inquietar-se e viver ansioso e desesperado é outra. O cristão deve sim ser previdente, cumprir suas obrigações, fazer planos, sonhar, investir, estudar etc., até porque a falta de planejamento pune o futuro (nosso e dos nossos). Mas a inquietação é tão grave quanto, pois sacrifica nosso presente.
Esperança é confiar que Deus está no comando de nossa vida, de que não adianta perder o sono e viver infeliz, tenso, sem alegria sob o fardo da preocupação. Leia Sl 36,3-5.7a.
Zele para que sua casa seja cheia de esperança. Ajude os demais a olharem para Deus, confiarem em Sua providência, suplicarem Seus auxílios. E tudo porque Ele é amor e cuida da gente!
Ele é Pai e nos quer em paz e, ainda que sejamos acometidos por contrariedades inesperadas, se estivermos com nosso coração ancorado Nele (cf. Hb 6,19-20), tiraremos lições que fortalecerão nosso caráter.
Cesar Machado Lima
Comunidade Fanuel