Fidelidade ao Carisma do Fundador

“Repassar a própria história é indispensável para manter viva a identidade e também robustecer a unidade da família e o sentido de pertença dos seus membros (…); Não se trata de fazer arqueologia nem cultivar inúteis nostalgias, mas de repercorrer o caminho das gerações passadas para nele captar a centelha inspiradora, os ideais, os projetos, os valores que as moveram, a começar pelos fundadores, as fundadoras e as primeiras comunidades” (Objetivos do ano da Vida Consagrada – Papa Francisco).

A origem de um carisma de fundação está em Deus, que comunica-o a quem, como e quando quer. É preciso ler o carisma na história do fundador, sua experiência de Deus, e nele nos identificarmos.

O carisma de fundação trás em si uma revelação do Mistério de Deus, que dá-se a conhecer ao homem. Portanto, o carisma me leva a uma experiência profunda de Deus e a um encontro com a minha verdadeira identidade, que está em Deus, porquanto Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança” (Gn 1,26 – Bíblia de Jerusalém).

Na medida em que o homem vai conhecendo a Deus, vai descobrindo a sua dignidade, a identidade de filho de Deus. Biologicamente trazemos em nós as características genéticas herdadas dos nossos pais: olho, pele, cabelo, nariz… Somos a soma dos genes do pai e da mãe. Quando crescemos, buscamos identificar em nós essas semelhanças.

Há aspectos também na vida do fundador que precisamos nos identificar, afinal, a graça que ele recebeu o torna um “pai espiritual”. Segue aqui um exemplo.

Desejo ardente pela evangelização (palavras do nosso fundador)

mapa_g

“No ano de 1994 tomei conhecimento de alguns direcionamentos assumidos pela RCC, reunida em Roma para o 3º Congresso Internacional no ano de 1975, e tais diretrizes me pareceram encantadoras principalmente pela missão evangelizadora da Igreja e sua urgente necessidade nos dias atuais: ‘No estado atual da civilização, de que surge novas condições para a humanidade, a Igreja, que é sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14), é com mais urgência chamada a salvar e a renovar toda a criatura, para que tudo seja instaurado em Cristo e nele os homens constituam uma só família e um só povo de Deus…’ (AD GENTES, n. 1). Tais palavras vieram suscitar em mim uma grande inquietação com relação à necessidade iminente da evangelização em vista da preparação do mundo para o retorno do Senhor Jesus (…); Senti a grande responsabilidade nossa, da Igreja, de evangelizarmos, e mais do que isso, vivermos o Evangelho na sua radicalidade” (Histórico – Escritos da Comunidade Fanuel/2003 – Sandro F. Peres).

Diante dessa experiência o nosso coração precisa arder, pulsar na mesma intensidade com que foi inflamado o coração do fundador, e ainda fazermos uma leitura orante de suas palavras, para deixar que os frutos dessa experiência fecunde a nossa vida e seja o nosso alimento diário.

É preciso pedir ao Pai do céu, pelo poder do Nome de Jesus, que derrame sobre nós o Espírito Santo como derramou sobre os discípulos no cenáculo em Jerusalém, como derrama hoje sobre a Igreja, levando-a a um novo reflorescimento. Que o mesmo Espírito que fecundou o coração do nosso fundador, fecunde também as nossas vidas nesse mesmo carisma.

Vamos orar?

“Pai Santo, nós queremos ser batizados no carisma do fundador para revelarmos a Sua Face ao mundo, faça com que a Tua Palavra arda em nossos corações e nos impulsione a levarmos o Teu Nome a todas as nações. Pai, dai-nos uma fé expectante, para ansiosamente aguardarmos a vinda do Teu Filho Jesus. Pai Santo, que o Teu Espírito sopre sobre todos os membros da Comunidade um hálito novo, revigorando-nos no carisma do fundador. Amém”.

Para você refletir: O que essa experiência do fundador diz a você?

Por Assessoria Vocacional