Gratidão e Esperança

Aos queridos irmãos e irmãs em Cristo, é com grande alegria que nos encontramos, por meio desse veículo de comunicação, para fazermos memória da nossa história e lançarmos um olhar para o futuro, para o qual nos impulsiona o Espírito de Deus, a fim de realizar em nós coisas ainda maiores.

Deus adverte no livro de Oséias (cf. 4,6) que o povo se perde por falta de instrução. Desde a abertura do Concílio Vaticano II, a Igreja como uma mãe atenta, na figura do nosso pastor, o Papa, não cessa de orientar os seus filhos.

Neste ano de 2015 dedicado às pessoas Consagradas, fala-nos o nosso pastor o Papa Francisco: “Escrevo-vos como Sucessor de Pedro, a quem o Senhor Jesus confiou a tarefa de confirmar na fé os seus irmãos (cf. Lc 22,32), e escrevo-vos como vosso irmão, consagrado a Deus como vós.

Juntos, damos graças ao Pai, que nos chamou para seguir Jesus na plena adesão ao seu Evangelho e no serviço da Igreja e derramou nos nossos corações o Espírito Santo que nos dá alegria e nos faz dar testemunho ao mundo inteiro do seu amor e da sua misericórdia.

Fazendo-me eco do sentir de muitos de vós e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, por ocasião do qüinquagésimo aniversário da Constituição dogmática Lumen gentium sobre a Igreja, que no capítulo VI trata dos religiosos, bem como do Decreto Perfectae caritatis sobre a renovação da vida religiosa, decidi proclamar um Ano da Vida Consagrada. Terá início no dia 30 do corrente mês de Novembro, I Domingo de Advento, e terminará com a festa da Apresentação de Jesus no Templo a 2 de Fevereiro de 2016.

Depois de ter ouvido a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, indiquei como objetivos para este Ano os mesmos que São João Paulo II propusera à Igreja no início do terceiro milênio, retomando, de certa forma, aquilo que já havia indicado na Exortação pós-sinodal Vita consecrata: «Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai para o futuro, para o qual vos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda coisas maiores» (n. 110).

OS OBJECTIVOS DO ANO DA VIDA CONSAGRADA

1. O primeiro objectivo é olhar com gratidão o passado. Cada um dos nossos Institutos provém duma rica história carismática. Nas suas origens, está presente a ação de Deus que, no seu Espírito, chama algumas pessoas para seguirem de perto a Cristo, traduzirem o Evangelho numa forma particular de vida, lerem com os olhos da fé os sinais dos tempos, responderem criativamente às necessidades da Igreja. Depois a experiência dos inícios cresceu e desenvolveu-se, tocando outros membros em novos contextos geográficos e culturais, dando vida a modos novos de implementar o carisma, a novas iniciativas e expressões de caridade apostólica. É como a semente que se torna árvore alargando os seus ramos.

Neste Ano, será oportuno que cada família carismática recorde os seus inícios e o seu desenvolvimento histórico, para agradecer a Deus que deste modo ofereceu à Igreja tantos dons que a tornam bela e habilitada para toda a boa obra (cf. Lumen gentium, 12).

NADA É COINCIDÊNCIA, TUDO É PROVIDÊNCIA

Providencialmente neste ano de 2015 aos 14 de fevereiro na Catedral de Santo André, Nossa Senhora do Carmo, a Comunidade Fanuel, juntamente com o seu pastor, Bispo Diocesano D. Nelson Westrupp, celebrou de forma solene, o
reconhecimento e aprovação dos seus Estatutos.

Neste mesmo ano, onde celebramos os 20 anos da fundação da nossa Comunidade, somos convidados por nosso pastor, o Papa Francisco, a fazermos uma memória da nossa história com GRATIDÃO, para a partir daí lançarmos um olhar com ESPERANÇA para o futuro.

E assim como em Atos 4,32 que diz que: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma”, quero convidá-los a unirmos os nossos corações e as nossas almas neste tempo de graça que o Senhor nosso Deus na sua infinita misericórdia nos preparou.

Por Assessoria Vocacional