Honrar Maria desonra Cristo?

11) Falsos devotos, falsas devoções (parte 1)

No capítulo III do Tratado São Luiz fala da escolha da verdadeira devoção à Santíssima Virgem, porém, antes de mencionar suas belas características aponta para o que ela não é. Ele afirma conhecer 7 espécies de falsos devotos e falsas devoções:

1) Devotos críticos: pessoas orgulhosas, que tem certa devoção, mas põe em duvida milagres e histórias marianas narradas por pessoas dignas de fé. São aqueles católicos que, por exemplo, não admitem aparições de Nossa Senhora e repudiam qualquer expressão devocional dos mais simples, tidos por estes como “idólatras”. São avessos a religiosidade popular (TVD 93).

 

2) Devotos escrupulosos: temem desonrar Cristo honrando Sua Mãe. São João Paulo II, grande devoto e propagador da verdadeira devoção, confessou ter sido assim antes de se consagrar à Virgem. Não suportam ver pessoas rezando diante de imagens e questionam: “Para que tantos terços e devoções…? Isto é uma palhaçada!”.

Como resposta, São Luiz escreveu: “Nunca se há de honrar mais a Jesus Cristo, do que honrando a Santíssima Virgem, desde que a honra que se preste a Maria não tem outro fim que honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo, e que só se vai a ela como ao caminho para atingir o termo que é Jesus Cristo” (TVD 94).

3) Devotos exteriores: não são críticos ou escrupulosos, mas pecam por ficar na “casca” da devoção, isto é, nas práticas exteriores. Rezam apressadamente, da boca pra fora (quais papagaios), sem atitude interior, frequentam missas e procissões com o coração distante de Deus (TVD 96).

4) Devotos presunçosos: cristãos relaxados, mundanos, que não se esforçam por uma vida santa e escondem sua mediocridade na máscara da devoção. Confiam que serão salvos pelo simples fato de serem devotos, sem conversão autêntica. É o “devoto de carteirinha”. São Luiz chamou esta atitude de coisa diabólica! (TVD 98) e nos chamou a reflexão, com os seguintes termos:

“Será possível dizer de verdade que se ama e honra a Santíssima Virgem, quando, pelos pecados, se fere, traspassa, se crucifica e ultraja impiedosamente a Jesus Cristo, seu Filho?” (idem).

Por hoje fico por aqui.

Peçamos ao Senhor que nos livre destas falsas devoções e nos conceda amar a Cristo acima de todas as coisas, fazendo da santidade de vida um verdadeiro ideal em nossa caminhada cristã.

Até o próximo post.

Por Cesar Machado Lima – Comunidade Fanuel