Está em voga a tal da modéstia. Modinha ou não, algo bom tem que ser divulgado mesmo.
Nossa Senhora de Fátima em suas aparições disse aos pastorinhos: “Hão de vir umas modas que hão de ofender muito a Nosso Senhor.” Não há dúvidas que essas modas chegaram. E antes de listar aqui as moças e mulheres que se vestem mal, gostaria de refletir com você: como você tem se vestido?
Nosso Senhor disse que “a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12,34) e mais, que “o que sai do homem é o que o mancha, e não o que entra” (Mt 15,11), logo, gostaria de sugerir por onde começar a ser modesta.
1) Pela oração – é a oração, a comunhão com Deus, com Seu Espírito, que nos convence a respeito do erro (cf. Jo 16,8).
Se estivermos cheias do Espírito Santo de Deus, nossa alma vai sendo educada por Ele, nosso coração vai sendo consolado, de modo que nossos sentimentos e afetos serão transformados, dia a dia, e aí até nossas vestes refletirão o que estamos vivendo.
- Rezemos o terço todos os dias e peçamos a Nossa Senhora para nos ensinar a ser como ela, no modo de vestir e de amar a Deus;
- Visitemos o Santíssimo Sacramento e peçamos para Jesus nos olhar e nos transformar, pois o desejo de toda mulher é ser olhada, percebida;
- Façamos nossa oração diária com a Palavra de Deus e permitamos que nossa mente vá sendo transformada e convencida sobre a Verdade;
2) Pela discrição – um véu, uma saia, uma blusa mais composta, tem o mesmo propósito:
tornar-nos discretas. Se ainda não temos noções de centímetros, de cores, de tecidos, tenhamos consciência disto: estou vestida para chamar a atenção ou não? Uma blusa pode ser discreta em um corpo e noutro chamar a atenção, dependendo das características do corpo de cada mulher.
Tenhamos coragem de olhar nosso reflexo no espelho e refletir: quem estamos imitando?
Às vezes nossa saia vai até o chão, mas e nossa arrogância está de que tamanho? (leia 1 Pd 3,3-4). Tenhamos coragem de mudar sim, mas do interior para o exterior.
Numa das aparições de Nossa Senhora, em Medjugorje, perguntaram-lhe: “Por que és tão bela?”, ao que Nossa Senhora respondeu: “Sou bela porque amo”. Comecemos da maneira certa. Que nossa beleza cresça à medida que amarmos a Jesus e àqueles que Ele colocar em nossas vidas. Ele está conosco e nos ajudará a ser aquilo que Ele quer.
Caroline de Oliveira Machado
Consagrada da Comunidade Fanuel