O dia da justiça

“Por que o Todo-Poderoso não marca um dia para julgar, um dia para fazer justiça aos que são dele?” (Jó 24, 1)

ODIADAJUSTICA

Esta pergunta que acabamos de ler na Bíblia Sagrada é também encontrada costumeiramente na boca das pessoas quase todos os dias; está escrita no livro de Jó que nos conta a história do sofrimento, da fragilidade e da vulnerabilidade humana.

O ser humano se sente completamente impotente diante da dor e da morte e por isso evita a todo custo o confronto com esta realidade, mas quando se apercebe cercado e ameaçado torna-se reflexivo e procura encontrar a causa para todas as dores humanas. Na verdade procura encontrar culpa em Deus para seu sofrimento e neste momento torna-se solidário com todos os sofredores e injustiçados.

Há quem faça uma reflexão sobre sofrimento e injustiça a partir do amor e da verdade, e há quem o faz por causa da revolta e da fuga. A injustiça que as pessoas fazem com seus semelhantes se originam no pecado e no medo e tornam-se viciantes, porque é muito comum ver o injustiçado tornar-se injusto quando as circunstâncias lhe favorecem.

Esta luta contra o sofrimento e a dor, contra a injustiça e o mal está sempre incomodando as pessoas mas é logo esquecida quando as ameaças se vão longe e então o Criador já é novamente esquecido e a pessoa em seu orgulho volta a se esquecer da necessidade alheia e de sua própria fraqueza.

Jó era uma pessoa com quem tudo ia bem, e era religioso, mas ainda não sabia nada sobre a verdadeira justiça de Deus e de como efetivamente trabalha o Senhor. Ao passar pela humilhação sua vida se torna um livro aberto onde lemos as reflexões da loucura e da lucidez humana, mas isto vai até quando ele então compreende que a justiça de Deus se completa plenamente na salvação que virá, sim, pois Jó está cronologicamente antes da vinda de Jesus.

Nós que recebemos a graça de vir a este mundo após a manifestação de Cristo já podemos conhecer a resposta à pergunta que iniciou esta reflexão. O dia da justiça de Deus já foi marcado e Deus já cumpriu este compromisso. Sim, a justiça de Deus já se manifestou e o dia aconteceu, foi lá na Cruz do Calvário. Naquele dia Jesus de Nazaré satisfez a justiça de Deus e foi humilhado em nosso lugar para livrar-nos do que nos humilhava. Sem merecer foi condenado e assim nos libertou da condenação que merecíamos.

Jesus esteve na cruz em estado pior que o de Jó e qualquer pessoa, para que todos, desde os que antes de Sua encarnação existiram até os que existirão ainda, possam viver na justiça e no direito.

O dia da justiça já chegou e pela fé em Jesus agora mesmo você pode ter acesso a tudo que é de seu direito para este mundo e ainda receber como prêmio a vida na glória.

Se a dor e a injustiça batem em sua porta você já está autorizado a não receber a encomenda que lhe trazem, porque a justiça de Deus já é manifesta, mas isso só se recebe pela fé. É preciso aprender mais sobre isto.

Em Cristo
Sandro F. Peres