O Sagrado Coração de Jesus, fonte de misericórdia para nós

Você já viu alguma vez uma imagem do Sagrado Coração de Jesus? Certamente que sim, e talvez por muitas vezes…

Muitos são os devotos do Sagrado Coração, não que isto seja errado, mas quantas pessoas mergulham em seus mistérios de amor?

Quando dizemos que conhecemos alguém, falamos com a convicção de quem a conhece bem, ou seja, conhece pelo menos em parte o que ela traz no coração. E falar das coisas do coração para nós hoje infelizmente não é tão simples.

Quando olhamos e contemplamos uma imagem ou estampa do Coração de Jesus, precisamos fitar bem nos seus olhos: são olhos que nos atraem, que nos fazem parar diante dele… São seus olhos que nos convidam a entrar no interior deste coração que todos os dias é esmagado pela ingratidão dos homens. Quando ficamos diante deste olhar penetrante de Jesus, depois de nos fitar também, Ele nos aponta seu coração. Em algumas imagens o vemos transpassado, cercado de fogo, e algumas em que é acrescentada uma cruz.

No Evangelho de São João 19,33-34, Jesus estava morto, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água. Talvez você tenha lido este trecho das Escrituras e não tenha refletido sobre este versículo tão importante para nós.

Diz-nos o Evangelho que Jesus já estava morto, mas o soldado mesmo assim quis certificar-se disto. Podemos até pensar: Quanta maldade, não? Afinal de contas Ele não oferecia mais nenhum perigo!

Jesus deu-nos vida com sua morte, e em sua morte podemos ver claramente que Ele derramou todo o seu sangue. Quando uma pessoa morre dessa maneira após sair todo o sangue, resta ainda um pouco de líquido parecido com a água. Voltemos para o versículo: Se Ele já estava morto porque o soldado ainda quis certificar-se? Por pura crueldade? Não… Porque o homem traz indagações profundas dentro de si, não encontra repouso… Santo Agostinho nos vai dizer: “Infelizes, aonde ides para contentar o vosso coração? Vinde a Jesus, pois Ele vos dará o contentamento que tanto buscais”.

O homem só encontrará respostas às suas indagações e repouso para sua alma em Deus. Este fato que nos narra as Sagradas Escrituras nos fala da última palavra de Jesus no silêncio da cruz, e ali não estavam muitas pessoas… Isso para nos dizer que devemos estar profundamente unidos a Ele, escondidos no recôndito do seu coração. Aí encontramos repouso, felicidade completa e a nossa alegria se torna perfeita.

O coração de Jesus é uma fonte inesgotável da misericórdia divina aberta para nós todo o tempo. Ela é a fonte maravilhosa que jorra do templo sem cessar, e por onde ela passa traz fecundidade, e vida plena. Quando estamos diante de Jesus no Santíssimo Sacramento podemos ver com nossos próprios olhos a grande prova de que não estaríamos sós. Jesus está ali, é o seu coração que está aberto para nos receber. Coração que é uma fonte inesgotável de bênçãos, que nos lava nos purifica do pecado, coração que arde de amor por nós, que a cada missa celebrada reatualiza seu sacrifício claro que de maneira incruenta, mas podemos ver com os olhos da fé seu coração transpassado, jorrando para nós sangue e água.

É por isso que podemos nos lançar com toda a confiança, e confiança filial no coração misericordioso de Jesus, porque este coração é o único que está sempre aberto para nos receber, sem censurar, ofender, magoar, nos recebe com amor; e esta é amor de Deus que nos é comunicado a cada missa, a cada eucaristia.

Se você nunca fez uma experiência de estar diante do coração de Jesus, vamos sugerir uma experiência:

Tenha consigo uma estampa ou fique diante de uma imagem do Sagrado Coração. Ela irá inspirar em você um desejo de estar diante dela por um espaço de tempo que não vamos aqui determinar. Passe esse tempo diante dela mirando os olhos de Jesus. Deixe que eles te penetrem sondando o mais profundo do coração. Depois, olhe para o coração; ferido, transpassado, cercado pelo fogo, tendo no alto a cruz. Do alto da cruz Jesus te olha com um olhar de misericórdia e lhe mostra que se deixou transpassar para que você pudesse participar desse irradiar de seu amor. Deixe que seu coração vá contando a Jesus o que nele se passa, sem palavras, e Ele transmitirá à você palavras e gestos de ternura, talvez jamais experimentados por você. Com certeza você obterá muitas respostas para suas indagações mais íntimas. Após o diálogo, contemple-O e agradeça pelo bem recebido. Depois conte-nos sua experiência. Garantimos que ninguém sairá sem respostas.

Se você puder estar diante Dele no Santíssimo Sacramento, melhor ainda! Porque a conversa será face a face, de coração a coração. Olhe para Ele, contemple-O e deixe-se olhar, amar, e sinta-se acolhido por Ele, pois o Coração de Jesus não rejeita ninguém.

Ó sangue e água que jorraste como fonte de misericórdia para nós. Eu confio em vós!

Em Cristo
Sandro F. Peres