Ler a Bíblia todos os dias exige disciplina
Um grande missionário, homem de Deus, aquele que podemos chamar de um bom operário do Reino, revelou-nos seu segredo:
– Leio a Bíblia, trabalho e oro com ela sempre pela manhã; nunca abro exceções.
Perguntaram-lhe então como ele conseguira tanta fidelidade. E ele respondeu:
– Fiz um compromisso comigo mesmo diante de Deus: Sem Bíblia não tem café. Houve dias em que não consegui ler a Palavra de Deus e trabalhar com ela logo pela manhã. Mas eu disse para mim mesmo: Bem, se não tive tempo para a leitura, não tenho tempo para o café… e até logo. E prosseguiu:
– Durante todos esses anos, poucos dias fiquei sem café. Foi uma grande graça para minha vida.
O que funcionou para esse homem de Deus deve funcionar para mim, para você, para qualquer pessoa. Contei várias vezes esse fato. Uma vez, uma pessoa me disse:
– Gostei de sua história: “Sem Bíblia não tem café”. Mas, para mim, percebi que não funcionaria, porque eu só consigo trabalhar com o Diário Espiritual à noite. Então, mudei a história por minha conta, transformando-a em ”Sem Bíblia não tem cama”. Não foi fácil. Houve noites em que foi preciso lavar o rosto com água fria, dias em que fui obrigado a ler a Bíblia em pé ou andando pela sala para não dormir. Mas não deixei de ler nem de fazer o Diário Espiritual. Uma noite acordei e vi que estava dormindo em cima do diário. Não tive dúvidas: lavei o rosto e terminei o trabalho. Depois, fui para cama. Graças a Deus, não faltei ao meu compromisso: ”Sem Bíblia não tem cama”.
Parece exagero? Parece. Mas veja bem: só parece. Na vida, ninguém consegue nada sem esforço. Que o digam os artistas e as mães! Logo, para tudo é exigido empenho e luta, em particular neste campo, quando enfrentamos uma tremenda batalha espiritual. A tentação não quer que nos aprofundemos na Bíblia. Muito sutilmente, ela “ajeita” as coisas para que fiquemos sempre na superficialidade.
Agora é sua vez. Seja qual for sua hora de trabalhar com a Bíblia e com o diário espiritual, faça-o.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fonte: CN