Os passos da vitória

passosdavitoria

“Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, pedindo com muita insistência: — A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva! E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.(…) chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre. Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!” (Mc 5, 22-24.35-36)

O Senhor Jesus está vivo e permanece entre nós boas novas e operando maravilhas. Agora Ele o faz por meio do ministério do Seu corpo místico que é a Comunidade Cristã. Jesus está atuando ainda agora de maneira ordinária através da pregação da Palavra e da administração dos sacramentos, mas também de forma extraordinária, e no sentido mais abrangente deste termo, por meio de cristãos e comunidades inteiras, no lar ou no templo, que fazem milagres em nome Dele.

Parece-nos perturbadora esta ideia, porque na realidade a presença de Jesus é perturbadora, uma vez que Ele exige nossa fé para que possamos tocar no milagre, uma vez que a realidade da doença, da morte, da maldade ainda está à nossa volta e muitíssimas vezes batendo em nossa porta.

Quando Jesus foi á casa de Jairo para salvar sua filha da morte Ele nos ensinou uma lição tremenda frente a este desafio de permanecer crendo quando tudo parece perdido e confuso. Para aprendermos a lição precisamos observar alguns detalhes na maneira como o Espírito Santo nos conta o fato pelo Evangelho de São Marcos.

O pai da menina era chefe religioso e sabia da oposição que havia de sua crença ao ministério de Jesus, mas sensibilizado pela necessidade de sua filha e pelo desespero da situação ele se jogou aos pés do Senhor. Este fato nos mostra que a antiga fé dos judeus estava sendo superada pela Nova Aliança, porque as respostas religiosas do passado não podiam atender as necessidades de salvação. Aprendemos que é preciso superar um apego religioso e ir a Jesus, Ele, e somente Ele, pode dar salvação.

Jesus vai ao que clama, mas a multidão aperta, a multidão reclama, a multidão de vozes chora, se desespera, diz que não há mais jeito, que está tudo acabado e não se deve mais importunar Jesus com a necessidade. A multidão inclusive caçoa de Jesus e de Suas Palavras. Aprendemos aqui que entre nosso encontro com Jesus vivo e a Sua operação do milagre que precisamos existe uma multidão que atrasa o processo e que tenta nos impedir e nos desmotivar. Durante o trajeto que Jesus fez até a casa de Jairo, Ele curou uma mulher que estava há 12 anos com hemorragia, diga-se de passagem, uma mulher que rompeu a multidão e tocou em Jesus atraindo Seu poder. A cura desta mulher e da filha de Jairo estão interligadas porque a menina tinha 12 anos de idade e a mulher havia 12 anos que estava hemorrágica. Novamente vemos aqui a incapacidade da religiosidade passada, não podia dar vida nova, perdia-se o que nascia e não deixava nascer mais nada. As duas eram mulheres, uma na idade inicial da fecundidade feminina estava morrendo e outra que jamais pudera ser mãe porque certamente tinhas sérios problemas ginecológicos. Quando tudo parece impossível de gerar vida, então entra o Senhor da vida e vence a morte, mas é precisos reconhecer que Ele supera a religiosidade, a novidade de vida está Nele apenas, em Jesus vivo.

A terceira coisa a se aprender está nesta frase: “Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!” O pouco caso que Jesus faz das más notícias e a superação do medo pela fé é a chave da vitória. Claro que isto nos parece bonito quando lemos e difícil quando enfrentamos, mas como disse o anjo da Evangelização: “Pegue o livrinho e coma-o. No seu estômago ele ficará azedo, mas na sua boca será doce como mel. — Você precisa anunciar outra vez a mensagem de Deus …”(Ap 10, 9.11). Sim a Palavra de Deus nos garante a vitória somente que isso é doce na sua leitura mas azedo na realidade que enfrentamos, ou seja, parece que conosco não dará certo pois há à nossa volta uma multidão dizendo para não tentar, para deixar Jesus de lado e que a morte está vencendo. Precisamos tirar os ouvidos destas vozes e ficar somente com a palavra de Deus, precisamos declará-la de novo e esperar pela fé.

Parece-lhe impossível? Pois é… de fato é possível pela fé. Mas enfim, a decisão é nossa, romper as multidões de lógicas tristes pela fé, crer na Palavra de Jesus, ver o milagre. Estes são os três passos da vitória.

Não tenha medo; tenha fé. Anuncie outra vez a mensagem de Deus.

Em Cristo
Sandro F. Peres