Pode Deus mudar de ideia?

PODEDEUS-MUDAR DE IDEIA

“Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria.” (Jn 3, 10)

Pode Deus mudar de ideia? Esta é uma pergunta óbvia diante de um versículo como este que acabamos de ler em Jonas 3.

O Espírito Santo nos mostra que o agir de Deus é sempre abençoador, jamais parte do Senhor o desejo ou a iniciativa em punir o ser humano. Na verdade, Deus que tudo sabe de ontem, hoje e sempre manifesta diante dos homens, por meio dos profetas no passado e agora em Cristo, o Seu plano de salvar, mas para tanto deve alertar quanto ao risco da perdição.

O caminho, seus percalços e resultado final é uma escolha humana, Deus jamais definiu a história como se fosse um roteirista de um filme no qual atuamos obrigatoriamente cumprindo papeis.
O Senhor dispôs ao ser humano todas as condições da bênção, e tendo o homem perdido o plano original, o Filho de Deus o recuperou por Sua vida e sua Morte.

Uma característica fundamental da pessoa humana é a sua liberdade em escolher e uma característica fundamental de Deus é iluminar os seres humanos com Sua Palavra porque é impelido por Seu infinito amor.

Deus sempre quer que nós cheguemos aos melhores resultados possíveis, e muitas vezes age de forma impossível onde encontramos nossos limites, mas tanto quanto em Deus está a bondade também está a verdade, e Ele não pode omitir-se diante de nossas más escolhas, precisa nos alertar e dizer que se seguimos certos caminhos inevitavelmente iremos chegar a resultados desastrosos. No passado, este alerta divino era entendido como uma fatalidade providenciada pelo Senhor para castigar e até mesmo Se vingar do ser humano, mas Jesus nos deixou claro que o Pai de amor somente quer que nós sejamos salvos e por isso Se antecipa nos avisando o erro em que estamos incorrendo.

Jesus disse que Ele era maior que os profetas e atualizava, ampliava e explicava o sinal de Jonas (cf.Mt 12, 39-40). O caminho do homem pelo pecado é a morte (cf. Rm 6, 23) mas, em Cristo, em Sua ressurreição, saindo do ventre da terra depois de três dias Jesus anuncia uma mensagem maior do que a de Jonas, porque não fala a uma cidade, mas ao mundo inteiro e não evitou a destruição de 120 mil pessoas (cf.Jn 4, 11) mas de toda a humanidade e para sempre.

Hoje, muitos andam nos caminhos da perdição, mas não estão inevitavelmente condicionados aos sofrimentos atuais e eternos, se ouvem a voz da mensagem do céu em Cristo a história pode ser diferente, o resultado pode ser mudado.

Deus não muda de ideia, o ser humano é que pode agora entender o que realmente Deus pensa e deve mudar a ideia de si mesmo e deixar-se guiar pelo divino amor.

Hoje, não são mais profetas que nos falam, o próprio Filho de Deus nos salva e nos dirige, se mudamos nossas ideias e começamos a pensar segundo a Palavra de Deus agora mesmo nosso mundo será transformado e nossa eternidade será garantida em graça e glória junto ao nosso Pai celestial.

Em Cristo
Sandro F. Peres