Betel é um tempo de graça que nos prepara para o crescimento.
Nós encontramos na vida de Jacó, o patriarca hebreu, neto de Abraão, o episódio em que ele teve uma visão de Deus acerca da vida e missão que lhe fora reservada.
“Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O SENHOR Deus estava ao lado dele e disse: — Eu sou o SENHOR, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e por meio de você e dos seus descendentes eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi. Quando Jacó acordou, disse assim: ‘De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e eu não sabia disso.’ Aí ficou com medo e disse: ‘Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!’ Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus. Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel.” (Gn 28, 12-19)
Jacó entrou na linguagem do Espírito, passou a viver em conexão com o sobrenatural e entendeu que sua vida só poderia cumprir seu propósito se mantivesse esta porta do céu aberta sobre sua cabeça, por esta razão sempre voltava a Betel (cf. Gn 35, 1-15).
Betel é a porta do céu, a palavra significa isso, e esta porta está aberta em Cristo de uma maneira definitiva. Para Jacó, havia a necessidade de retornar àquele santuário, de ir ao lugar geográfico específico e celebrar um culto ao Senhor, mas com Jesus tudo isso foi potencialmente ampliado de maneira que já não é preciso ir a um local específico, nós podemos viver em Betel.
Jacó, em Betel, viu o céu aberto em sonho, Jesus por Sua vez disse à Natanael “— Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que esta. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1, 50-51).
Jesus é o nosso Betel constante, Ele abriu a porta que ninguém pode fechar (cf. Ap 3, 8); mais do que abrir uma porta o Senhor é a porta aberta para nós (cf. Jo 10, 1-7) Ele mesmo é o caminho livre para penetrarmos na sala do trono de Deus (cf. Hb 4, 16; 10, 19-20).
Betel é para nós um tempo anual de explorarmos na adoração os recursos que temos pela porta que está aberta no intuito de avaliar o que fizemos e olhar o que temos de fazer adiante, mas o Betel anual é na verdade um extrato do que podemos experimentar a cada dia e por isso nós temos de olhar para o próximo ano com o potencial de o vivermos entrando e saindo por esta porta aberta e colhendo milagres.
Deus tem nos falado em crescimento, Deus tem nos dado sabedoria para tanto, Ele também está nos dando poder sobrenatural, capacidade de entrarmos em regiões celestiais habitualmente, ordinariamente e mudarmos o mundo em que vivemos.
É preciso crescer na dimensão espiritual para crescermos na dimensão natural, é preciso crescer na profundidade de Deus para crescermos em altura, largura e comprimento em Sua obra.
Enfim, o que é Betel? O que dizer disso? Uma porta está aberta, nós estamos sendo ensinado a passar por ela sempre que quisermos e desta maneira, quem entende, avança; quem guarda a revelação, cresce, quem despreza a profecia extingue o Espírito (cf.I Ts 5, 19-20). Ao que tem mais é dado, ao que não tem, até o pouco que recebeu perde (Mt 13, 12). Mas nós estamos sendo chamados para ter infinitamente mais (cf. I Co 2, 9; Ef 3, 20) e crescer em todas as dimensões pois do nosso Deus, que está nos dando esta revelação, está dito: “Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. Toda a riqueza e prosperidade vêm de ti; tu governas todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.” (I Cr 29, 11-12)
Em Cristo
Sandro F. Peres