Progredindo sempre mais

“Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo. E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna.” (Jd 1, 20-21)

O apóstolo S. Judas escreveu guiado pelo Espírito Santo uma carta muito breve no Novo Testamento para fazer uma alerta acerca do risco que as pessoas correm ao viverem mal a sua fé.

Há pessoas que provocam esse risco porque estão cheias de malícia e seu coração tem desejos tolos e vazios, pensam que podem enganar a Deus e vão ao meio dos cristãos para buscar benefícios, mas não se comprometem com uma vida de adoração e santidade. Há outros, porém, que são ingênuos e infantis, cheios de ignorância caem na conversa dos primeiros e se enrolam em uma prática religiosa vazia e estéril.

Deus não deseja que ninguém se perca, quer seja de propósito, quer seja por tolice. Deus espera que nós, ao contrário, conheçamos quem Ele é e experimentemos sim os benefícios de Sua amizade, benefícios esses que são muitíssimos e eternos, que abrangem nossa vida neste mundo e para a eternidade, mas que devem ser o resultado de não somente sermos renascidos pela graça, porém de, andarmos e crescermos na graça de Deus.

A fé é a certeza da operação de Deus e nisto podemos e devemos progredir a cada dia mais. O nosso progresso com Deus está nos planos Dele e todos os recursos são colocados à nossa disposição.

O apóstolo nos exorta a orarmos guiados pelo Espírito Santo, e isto significa que não estamos sozinhos quando oramos, não somente porque Deus está ali para nos ouvir, mas Deus está ali para nos guiar na oração. Se alguém pensa que não sabe como orar, não sabe como falar com Deus, observe esta comparação. Ir ao Senhor é como ir a um tribunal tratar com um juiz a causa que nos importa, não sabemos efetivamente da lei e nem da linguagem adequada, apenas pleiteamos nosso direito como o concebemos, então nos utilizamos do apoio e orientação de um advogado que nos defenderá e nos dará ciência o que realmente temos direito. Este advogado nos orientará na maneira de falar e buscará conosco nossas provas. Pois bem, o Espírito Santo é o nosso advogado na oração, Ele mesmo intercede por nós na linguagem que desconhecemos e nos orienta para os nossos direitos e deveres.

O Espírito Santo nos leva nesta vida a progredir sempre mais na comunhão com Deus até que chegue o dia em que compareceremos diante do tribunal celestial pela última vez para pleitearmos o benefício sem fim que é a morada celestial, naquele dia o Espírito Santo nos entregará de volta ao primeiro advogado de nossa fé que é o Senhor Jesus e Ele mesmo nos cobrirá com Sua misericórdia para a vida eterna.

Temos muito a progredir em nossa fé e isso é o resultado de uma vida de comunhão. Deus tem muito mais a lhe dar para além do que você pode imaginar. Não limite a mão de Deus e não tente enganá-Lo. Busque agora mesmo reconciliar-se com o Senhor e entrar em adoração e santidade.

O progresso na fé está à sua espera e o Espírito Santo e o Senhor Jesus te cobrirão com a assistência do alto e o amor de Deus.

Em Cristo
Sandro F. Peres