“E o rei lhes disse: — Não poderíamos achar ninguém melhor para dirigir o país do que José, um homem em quem está o Espírito de Deus” (Gn 41,38).
O que é uma pessoa em quem está o Espírito de Deus? Você já pensou nisso?
O texto que acabamos de ler nos fala de José, o penúltimo filho de Jacó; um rapaz que desde a sua infância conheceu o Espírito de Deus e viveu a sua vida guiado por sonhos e visões. Foi perseguido por seus irmãos e vendido como escravo, foi caluniado por sua patroa e feito prisioneiro injustamente, esteve à beira de ser condenado à morte e acabou indo parar na frente do homem mais poderoso de sua época, um faraó egípcio, para dar-lhe uma revelação que, caso não agradasse, lhe custaria a vida.
José acabou por tornar-se o segundo homem mais poderoso do mundo conhecido de sua época, simplesmente porque o Espírito de Deus estava nele.
Notemos bem que o Espírito do Senhor não estava simplesmente com ele, o que já seria muito importante. Inclusive, pensando no conhecimento que se tinha no Antigo Testamento acerca do Espírito de Deus, a afirmação “estava nele” é na verdade até mesmo revolucionária.
Sabemos que as Escrituras Sagradas são inspiradas pelo próprio Espírito de Deus, e que portanto, a afirmação de que o Espírito Santo estava em José é uma revelação espiritual que o próprio Espírito Santo está fazendo de Si, e certamente o próprio escritor humano do texto que acabamos de ler não compreendeu porque escreveu assim, eles não tinham uma teologia capaz de entender isso naquela época. Hoje também, não há uma teologia capaz de entender isso, porque isso não é um conhecimento, isso não é uma verdade que nossa mente racional possa compreender.
O fato do Espírito de Deus estar em uma pessoa é muito além de definições religiosas, ainda que sejam muito bem formuladas.
Pense apenas por um instante; Aquele mesmo Espírito que estava Se movimentando em uma relação sobrenatural de amor entre Deus Pai e Deus Filho; Aquele mesmo Espírito que estava fecundando o universo e o nosso planeta antes da criação; Aquele mesmo Espírito que Se manifestou sobre Jesus no dia em que Ele foi batizado no rio Jordão; Aquele mesmo Espírito que moveu o nascimento da Igreja no dia de Pentecostes. Este mesmo Espírito está no homem que entregou a sua vida ao Senhor.
Sim, eu sei, você não pode compreender isso, nem tampouco eu… mas o fato é que, Ele não está apenas conosco, Ele está em nós, se nós estamos Nele, se nós estamos em comunhão com Ele, simplesmente Ele habita em nós, vive em nós, se movimenta em nós, nos inspira e fala ao nosso espírito.
Ora, se quase nada sabemos de nosso próprio espírito, e muitos há que nem se quer sabem que possuem um espírito, e mais, nada sabem que são seres espirituais e que podem andar na relação com o que há de espiritual, mas mesmo sem saber nada disso, se relacionam com o sobrenatural e por isso suas vidas são como são.
Feliz de quem ouve a Palavra de Deus e compreende o que é espiritual, e, ainda sem saber nada, sente e se move no Espírito Santo que está nele. Também este será tirado dos cativeiros e das injustiças e será levado aos postos de comando, não necessariamente ao comando do mundo, talvez alguns, mas pelo menos ao comando de suas vidas.
Quando o Espírito do Senhor está em alguém a direção de Deus está no comando. O nível de influência desta pessoa será o nível de influência do Espírito Santo.
Pense nisso e veja como você está e que espírito está te dominando, disso depende todo o governo e o sucesso de sua vida.
Em Cristo
Sandro F. Peres