Quem pode contar com a proteção Divina

QUEMPODECONTARCOMAPROTECAODIVINA

De noite, os meus inimigos voltam e rodeiam a cidade, rosnando como cachorros. Eles andam pela cidade como cachorros, procurando o que comer, e uivam se não encontram comida que chegue. Porém eu cantarei a respeito do teu poder; de manhã louvarei bem alto o teu amor, pois tu tens sido uma fortaleza para mim, um refúgio nos meus dias de aflição.” (Sl 59, 14-16)

Existe uma realidade inquietante e assustadora que é a existência do mal, inexplicável e incontestável porque é evidente na experiência da vida.

O mal assume muitas formas e provoca muitas ocasiões, é alimentado pelas suas próprias vítimas e não pode ser considerado como simples consequência de atos impensados porque o próprio Senhor Jesus ensinou a orar contra ele quando termina o Pai Nosso dizendo “Não dos deixes cair em tentação mas livrai-nos do mal”.

Há uma diferença entre a tentação e o mal, se percebe isto claramente neste pedido de Jesus que devemos repetir constantemente. Enquanto a tentação é uma armadilha o mal é o caçador e por isto lemos também no Salmo 91, 3a “Deus livrará você de perigos escondidos…” (cf. tradução BNTLH), mas habitualmente traduzido como “É ele quem te livrará do laço do caçador…”. Portanto se há um laço, há um armador que está à caça de uma presa e é por isto que não basta precaver-se em fé acerca da tentação, mas é ainda mais útil ser protegido do mal porque este é uma entidade real e pode muito bem ser chamado de maligno.

O Salmo 56 que orienta esta mensagem nos fala de inimigos que como lobos famintos avançam pela noite para devorar e sabemos que eles atacam em matilhas para destroçar suas presas e atacam aqueles que se encontram pelo caminho desprovidos de abrigo. Esta é outra imagem a respeito do maligno, que caça para destruir que esparrama seu terror noturno e fere para depois matar.

Todas essas palavras nos apontam na mesma direção, existe uma armada do maligno para nos ferir e destruir, ataca à noite e faz armadilha, mas somente pode pegar aquele que está sem proteção.

Nem sempre as pessoas estão á noite em suas casa dormindo e abrigadas, às vezes precisam estar em trânsito, mas isto é raro para a vida comum e quem tem de estar na rua pela noite por necessidade lícita sempre procura proteger-se, aqueles que andam pelas ruas à noite perdidos e a busca de aventuras estão expostos e sempre são vítimas fáceis.

A noite é um símbolo das trevas, pois Deus é o Sol da justiça. Mas a s trevas sempre se levantam para atacar e aí está a armadilha do caçador, por isto quando se levantam as aflições da vida é necessário que ninguém perambule pelas ruas em busca de alívio, mas encontre-se em abrigo seguro até que o sol se manifeste em pleno vigor.

O abrigo seguro é a Palavra de Deus. Enquanto estamos neste mundo de dias e noites precisamos ter abrigo seguro na Palavra de Deus para que o caçador não nos encontre desprevenidos. A Palavra nos garante segurança porque nos fala da certeza da salvação eterna como prêmio final, mas também nos aponta salvação agora como direito adquirido por Jesus lá na cruz.

Aquele que está na Palavra sabe rebater as ofensivas do maligno e tomar posse das promessas de Deus. Por isto, saiba de uma coisa muito certa, a proteção divina está disponível na Palavra, as noites escuras de aflições são ameaças constantes, mas quem se abriga no Senhor encontrará repouso enquanto muitos encontram a morte.

Em Cristo
Sandro F. Peres