…”Ninguém veio a esse mundo para fazer número… Você veio por que tem uma missão”.
Nesse final de semana 17,18,19 de agosto recebemos a graça de ter formação humana com psicóloga “Cintia Viana”, que esteve ministrando na casa mãe Chácara Mãe da misericórdiaem Santo André momentos inesquecíveis; que nos preparou para escrevermos nosso Projeto de Vida. Segundo Cíntia o projeto é uma provocativa:
“Quando não temos um planejamento e não sabemos para onde ir nós ficamos sem sentido e nossa existência se esvazia”; inclusive nos acarreta doenças, como a depressão e a síndromes do pânico.
Precisamos estar abertos para o crescimento humano e espiritual, e o projeto de vida que “também é aberto” para ser escrito e reescrito, por que somos pessoas que se transformam no decorrer da vida. Vamos nos reconstruindo em uma construção tanto pessoal como comunitária.
Ter um planejamento de vida nos dá a liberdade de decidir a partir da própria realidade e com responsabilidade; tirando da alienação nós que vivemos a realidade da vida comunitária respondendo nossa vocação num carisma especifico o de “Ver e Fazer Ver a Face de Cristo” e nos centrando com maturidade, pois “Deus só faz aliança com pessoas maduras”…
Para nós que vivemos a realidade da vida comunitária respondendo nossa vocação num carisma especifico o de “Ver e Fazer Ver a Face de Cristo” – Gn 32,24-30 e Lc 9,12-36 – o retiro projeto de vida teve importância redobrada; sentimos a graça da formação humana e em algumas falas veio de encontro a razão da nossa vocação confirmando por que existimos e as razões de como nos organizamos.
Assim, quero citar nesse artigo alguns trechos que trata da nossa Vocação Fanuel
FINALIDADE DE VIDA
• A falta de rumo é a epidemia do mundo atual. As pessoas não conhecem a finalidade da vida;
• A finalidade está fora da vida terrena, é o céu. Sem clareza de finalidade não é possível desenvolver a VIDA ESPIRITUAL (que é caminho, meio, via para a santidade);
• Vocação é um modo de DESCOBRIR e RESPONDER livremente ao projeto de Deus para minha vida (a finalidade), é um caminho de acesso à realização plena, um caminho de amor;
“O chamado procede de Deus e se ouve no interior” (cf. Jo 15,16).
COMUNIDADE
“Solo fértil onde deposito minha vida, fé batismal e estado de vida, para chegar à plenitude, na companhia de outros que me ajudam e que ajudo a alcançar a finalidade da vida”.
ATRAÇÃO VOCACIONAL
• Os membros da Comunidade possuem um chamado comum, fruto da atração pelo carisma fundacional;
• O Carisma é uma inspiração para se viver um determinado estilo de vida, revelado por Deus a alguém (o fundador). Ele revela ao mundo algo específico do mistério de Cristo, é o nosso modo de viver o Evangelho, a fraternidade e a missão.
FINALIDADE
Vivência radical do batismo, numa aliança fraternal, como os primeiros cristãos, em vista do cumprimento de uma obra apostólica que resulte em crescimento e multiplicação da Igreja
Iniciar escrevendo nosso projeto de vida, dentro da vivência do nosso carisma, fortalece as razões da resposta afirmativa de amor para com o outro, como Jesus Cristo nos ensinou e nos remete com mais ardor a nossa missão de Ver e Fazer e Ver a Face de Cristo.
…”Temos uma causa para o que lutar e se viver”…
Quero convidar você a continuar nos lendo e compartilhar com os amigos.
Deus o abençoe.