“Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa.’ Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja.” (Ef 5, 31-32)
A união entre o Senhor Jesus e a Sua igreja é algo tão profundo que merece uma consideração atenta por parte de quem lê as Escrituras.
O Espírito Santo está revelando a nós que Deus instituiu a união entre o homem e a mulher para que eles formassem a família e que esta instituição trás em si uma revelação que vai além de tão somente a constituição de famílias humanas, mas nos profetiza acerca da Igreja e Cristo.
Convém que nos lembremos que antes do Senhor criar o matrimônio, Ele criou o homem e do homem a mulher, do sono de Adão Deus formou –lhe uma esposa tocando-lhe o costado.
Quando o Senhor Jesus entrou no sono da morte lá na cruz, perfuraram-lhe o lado e ali Deus fez surgir a esposa de Cristo que é a Igreja. Assim como foi com o primeiro Adão, Deus fez com o segundo que é o Senhor Jesus.
O Pai primeiro visitou a terra em Seu Filho e para Ele deu uma esposa no sono da redenção e união tão perfeitamente esses dois que aqui está um tremendo mistério.
Mas é preciso entender que a Igreja não se limita a uma organização religiosa, também não se limita em uma instituição de agregação de fiéis, a Igreja é vista por Deus como um ser vivo e isso também não deve ser entendido de maneira limitada na junção de pessoas e ações com fins de propagar o Evangelho, porque Cristo não Se uniu de maneira tão perfeita e mística apenas com a Igreja enquanto família de fé, mas esta união perfeita se dá com cada componente desta família de fé, é por isso que o Espírito Santo nos revela que há aqui uma verdade imensa.
A Igreja é vista por Jesus na sua totalidade mas também na sua individualidade em cada alma batizada que se torna templo vivo do Deus vivo e por isso pode ser chamada Igreja de Deus, templo do Espírito Santo e alma esposa de Cristo.
Entenda esta verdade imensa que toca você caso tenha aceito a Jesus como seu Senhor e Salvador e tenha se tornado assim templo do Espírito Santo.
Assim como a união do homem e da mulher gera uma família pela fecundidade e isso faz nascer um lar, uma história e conquistas, também a sua união com Jesus gera tudo isso.
Cristo vê cada um que a Ele se entregou com os olhos de uma união tão profunda que fará de tudo para que esta história de certo, tal como esposo zeloso que luta pelo seu lar.
A esposa sábia, honra seu marido e confia-se a ele para que lhe dê provisão e segurança; vivemos tempos em que estes valores familiares estão tão corrompidos de maneira que as mulheres não se sentem valorizadas pelo que são e estão em luta com os homens em vários campos, infelizmente isto também afeta a relação do cristão com Jesus, porque muitos não aceitam a submissão ao Senhor e a provisão que Ele lhes dá.
Cristo está unido e cuida zelosamente dos seus, sábio aquele que se entrega a estes cuidados e procura dedicar-se ao lar do Senhor, ou seja, a ter a casa de seu coração sempre limpo e arrumado para que o Divino Esposo encontre aconchego e honra. Neste ambiente de graça e paz a união de Cristo e da alma rendida faz nascer os filhos por uma fecundidade imensa e são esses filhos os muitos frutos de uma vida de santidade e virtudes para quem nada faltará, nem os bens temporais e muito menos os espirituais.
Não seja esposa rebelde, deixe o Divino Esposo cuidar de você e serás alma fecunda e terás uma vida de paz.
Em Cristo
Sandro F.Peres