Volte para o que é seu

volteparaoqueeseu

“Ponha avisos e marque a estrada; repare bem no caminho por onde você passar. Volte, povo de Israel, volte para as cidades que eram suas.” (Jr 31, 21)

Esta mensagem que o Espírito Santo nos dá neste verso de Jeremias pode ser entendida como o ponto central do ministério deste profeta porque, lemos em seus escritos muitas palavras de repreensão e ameaça e ele foi considerado pelos seus contemporâneos, muitas vezes, como alguém que trazia notícias ruins. Na realidade quando a verdade dos resultados dos caminhos errados é apresentada a nós, ficamos irados e pensamos que isto é um castigo ou uma maldição que está sendo lançada. Ainda hoje em dia, quando alguma profecia nos alerta sobre o perigo que corremos, geralmente as pessoas pensam que a mensagem central está no castigo e na destruição.

Se um pai avisa seu filho que não deve andar com certas companhias, pois corre risco de ser preso com elas e de fato isto acaba acontecendo, há quem pense que a prisão do filho foi o castigo do pai, mas na verdade foi o resultado do caminho errado escolhido e alertado para que se evitasse, porque o pai vê mais longe.

Quando o Senhor deu e dá ainda hoje, muitas repreensões e sinaliza o perigo, Ele está querendo nos livrar do mal. Assim fez o Senhor por meio de Jeremias muitíssimas vezes, mas a mensagem central que lhe havia dado era de que após a destruição viria a bênção porque infelizmente, muitas pessoas somente sabem chorar o leite derramado e não evitam que ele se derrame. Pois bem, Deus como bom Pai de amor, após a repreensão por deixar o leite se derramar, enche novamente nosso copo, precisamente é sobre isto a mensagem do Espírito Santo por meio de Jeremias.

Após o sofrimento do Servo do Senhor abriu-se de novo o caminho da bênção para todas as pessoas, inclusive eu e você.

Marcar a estrada e colocar avisos, reparar bem onde se anda são as condições inteligentes de entrar neste caminho que foi reaberto por Jesus para que voltemos ao que é nosso. Como disse antes, a teimosia gera o sofrimento e isto chegou a tal nível que nem todo sofrimento do mundo poderia resolver a questão, então Deus nos livrou deixando sofrer a Si mesmo por Cristo na cruz, este é o poste que deve marcar o nosso caminho, é por ele que se sabe onde está o regresso às cidades que eram nossas.

Quando alguém anda sob a sobra da cruz do Calvário, então como uma seta segura sabe receber e relembrar, pelo Espírito Santo que nos foi dado, as indicações de como se reapropriar do que lhe pertence. E o que lhe pertence? Aconselho que, para que você possa compreender bem isto, leia o capítulo 31 inteiro de Jeremias, você verá com clareza o que Deus reservou nas moradas que nos pertencem.

É preciso porém entender que estas promessas não estão restritas ao povo de Israel, mas vieram sobre todos os que são povo de Deus em Jesus, segunda coisa importante, é preciso saber que as promessas não estão também restritas ao que receberemos depois da morte apenas, mas que delas podemos nos apropriar nesta vida, porque Jesus não salvou apenas nossas almas, mas também o mundo material que vivemos e no qual podemos conhecer a bondade do Senhor.

Vou lhe deixar uma dica, tome a sua bíblia e leia Jeremias 31, repito isto porque caso não o faça esta mensagem ficará incompleta para você. Não tenho espaço suficiente

para relatar tudo o que está ali, é preciso que você mesmo vá ás Escrituras e receba o que é seu. Volte à Palavra e saberá quais cidades são suas, entre nelas e faça suas plantações, você colherá com abundância, porque a maldição já foi assumida por Jesus para que nós possamos assumir a bênção.

Em Cristo
Sandro F. Peres