A escravidão e a humildade

10) Viver como escravos de Maria

Na última reflexão nos detemos no sentido desta afirmação de São Luiz: “Maria é a Rainha do céu e da terra, pela graça, como Jesus é o Rei por natureza e conquista” (TDV 38). Hoje vamos aprofundar isso.

Como Rainha, ela impera sobre anjos e santos. Isto é recompensa da sua profunda humildade, diz São Luiz (TVD 28) e acrescenta: “deu-lhe Deus o poder e o encargo de encher de santos os tronos vazios deixados pela orgulhosa queda dos anjos apóstatas”.

Ela pode “repovoar” o céu, pois lhe foi dado poder sobre as almas dos eleitos (TVD 37).

É interessante como Deus age na vida dos Seus. Cristo fez o caminho de descida da glória divina para a fraqueza humana, e de tal modo igualou-se a nós que foi reconhecido como escravo e morreu na cruz. Como recompensa lhe foi dado o Altíssimo Nome de Senhor (cf. Fp 2,5s). Maria igualmente escolheu descer, livremente oferecendo-se como escrava (cf. Lc 1,38), e, por isso, tornou-se Bem-Aventurada (cf. Lc 1,48).

Curioso é que no princípio Adão e Eva fizeram o caminho oposto, ou seja, quiseram subir mais que Deus e ser deuses e, como consequência, caíram (cf. Gn 3,4-6). Quem quis se elevar caiu, quem quis se abaixar foi elevado. Esta é a lógica do Evangelho (cf. Lc 14,11). Nele, mais importante é o que serve (cf. Mt 23,11-12) e o que se coloca humildemente na presença do Senhor (cf. Lc 18,9-14), isto porque “Deus é contra os soberbos” (Tg 4,6) “mas é bondoso com os humildes” (1 Pd 5,5).

 

Ser escravo de Maria é sinal de humildade. Significa aproximar-se de nosso Senhor por meio dela, como o filho que vai ao pai através da mediação amorosa da Mãe (TVD 143). Sim, podemos ir diretamente a Deus, mas, como filhos/escravos, optamos passar pela Mãe. Também Deus Filho poderia ter vindo diretamente a nós, mas segundo São Luiz “não quis aparecer no mundo em plena idade viril, independente de quem quer que fosse, mas como uma criancinha dependente dos cuidados de sua Mãe Santíssima, e mantida por ela” (TVD 139). Obedecendo Maria por trinta anos deu mais glória a Deus do que se tivesse pregado e realizado prodígios em três anos ininterruptamente (idem). Também quando nos submetemos a ela, a exemplo Dele, damos grande glória a Deus, porque rebaixamos nosso orgulho, praticamos a santa humildade e nos colocamos totalmente dependentes nas mãos divinas.

Por fim, quando somos escravos de Maria, todo o fruto de nossa fé, isto é, o valor de nossas obras (cf. Ef 2,10; Tg 2,14), é recolhido por esta boa Mãe e aplicado conforme a vontade de Deus. É como um filho que ao receber seu salário transfere tudo para a conta da mãe. É seu direito ficar com o dinheiro? Sim, mas por amor e livremente, opta assim para que ela destine, administre, invista segundo sua vontade (TVD 149).

Até o próximo post.

Por Cesar Machado Lima – Comunidade Fanuel