Consertar as redes para pescar bem

Texto: Mc 1,14-20

A MENSAGEM

Podemos dividir as palavras de Jesus em três pontos:

1) Há um tempo: Jesus afirmou que a hora de mudar chegou. O tempo de viver longe de Deus acabou. É chegada a hora de Deus em tua vida!

2) Há um Reino: a conversão é a troca de um reino por outro. Cl 1,12-13 diz que é a passagem do reino das trevas para o reino da luz, onde há perdão e liberdade. Mudar de reino é mudar o estilo de vida!

3) Há uma ação de nossa parte: a conversão é uma ação, algo prático: arrepender-se e crer.

Conversão ou arrependimento significa mudança de direção, de mente, de atitude. É a expansão da consciência, é o pensar diferente (ver: Rm 1,21; 12,1-2; Ef 4,17-18.23-24).

Arrependimento não é a tristeza por algo que fizemos ou deixamos de fazer – um peso, uma culpa –, mas uma tomada de consciência imediata a partir do convencimento da Palavra de Deus! É o que fizeram Pedro e André: largaram as redes e foram com Jesus; Tiago e João: deixaram seu pai e foram com Jesus.

A APLICAÇÃO DA MENSAGEM

A mudança é simples: a Palavra ouvida me faz desacreditar de mim mesmo, de meus valores, hábitos e preferências e abandoná-los para acreditar em Cristo, nos Seus valores, hábitos e preferências. Crer no Evangelho é entrar nele, é comprometer-se.

Por fim, mais duas importantes lições podemos extrair desta passagem.

a) PESCA – A primeira, muito conhecida: “Ensinarei vocês a pescar gente”, disse Jesus (v. 17). É o chamado à missão de evangelizar as pessoas que estão ao nosso redor.

Consertar as redes

b) CONSERTO – A outra mensagem, quase invisível no texto, é o que faziam os outros irmãos: eles consertavam as redes (v. 19).

Se os elos de nossa união com Deus não forem refeitos, reparados, consertados, jamais conseguiremos cumprir a obra para a qual fomos chamados. Também os elos que temos com as pessoas precisam de conserto!

Nossas redes (emocionais e espirituais) sem manutenção tendem a se perder. Rede rompida não pega nada. Pescando de noite não vemos os rasgos da rede. À luz de Cristo vemos onde precisamos de conserto.

Chegou a hora de remendar as redes (cf. Ecle 3,7) para pescarmos em abundância (cf. Lc 5,1-6).

QUESTÕES:

1) Você sente que a hora de Deus chegou em sua vida?
2) Você gostaria de ser conhecido como um pescador de Cristo? Do que precisa para ser?
3) Qual a principal rede a ser refeita em sua vida? Ore sobre isso.

Por Cesar M. Lima – Comunidade Fanuel