A “SENHA” DA NOVA ALIANÇA (parte 2)

A OBRA DE CRISTO NA NOVA ALIANÇA

(A meditação abaixo é continuação do post anterior. Leia para obter completo entendimento).

Para nos aliviar o peso da lei Cristo tomou uma séria atitude: “…Tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei…” (Gl 3,13).

De acordo com Gl 3,10 malditos eram os que não obedeciam à Lei. Gl 3,13 diz que Cristo SE FEZ maldição por nós. Não porque foi um transgressor, mas porque absorveu em Si as sujeiras de todos os transgressores. Leia: Mt 8,17 e 1 Pd 2,21b-25.

E como fica, então, o acesso às bênçãos?

Bem, Paulo ensinou claramente. Para facilitar a exposição, Paulo retomou uma das alianças no NT, com o patriarca Abraão: leia Gl 3,6-9, de onde destacamos: “Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que creem SÃO abençoados como ele foi” (v.9).

A “senha” para acessar as bênçãos mudou. A primeira senha – a obediência à Lei – não vale mais, expirou na cruz. O “login” agora é outro, se chama FÉ EM CRISTO, pois foi NELE que Deus nos abençoou com toda sorte de bênçãos (cf. Ef 1,3).

Mas para não alongar ainda mais a meditação, vamos parar por aqui e apenas rever as bênçãos que Deus prometeu a Abraão, pois, segundo Paulo, elas podem ser nossas. Leia: Gn 12,1-3 – 15,18 – 22,15-18.

Leu? Pois, então, encerro com São Paulo:

• “Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que creem SÃO abençoados como ele foi” (Gl 3,9);

• “Cristo fez isso PARA QUE a bênção que Deus prometeu a Abraão seja dada, POR MEIO DE CRISTO JESUS, aos não-judeus e PARA QUE todos nós recebamos por meio da fé o Espírito que Deus prometeu” (Gl 3,14);

• “E, já que vocês pertencem a Cristo, então são descendentes de Abraão e RECEBERÃO aquilo que Deus prometeu” (Gl 3,29).

Por Cesar M. Lima
Comunidade Fanuel