Nova forma

Quando fazemos uma leitura do livro do Gênesis no capítulo 1 versículo 2, encontramos o autor fazendo uma analogia entre a terra e a humanidade. “A terra era um caos vazio.”

Quando lemos esse trecho bíblico ele nos diz que, a humanidade, isto é a terra estava um “caos e vazia”, no hebraico “tohubohu” = “deserta e vazia”, já no grego “caos”, a raiz etimológica “Kháos”, do verbo grego “Khínein”, é “uma fenda”, “um abismo”, associa-se também a presença de escuridão, um espaço vazio ou algo indefinido. Expressa, portanto, a ideia do nada, a humanidade se encontrava numa escuridão, vazia, isto é, desocupada e sem forma. Vemos então a situação do caos que precede a criação de Deus.

Na literatura do antigo Oriente, o caos indica confusão, desordem ou ausência de luz e forma. Jesus no N.T. mostra Sua autoridade sobre as trevas e caos, simbolizado pelo mal, Ele portanto, destrói o mal com o sopro da sua boca (Mc 4,39), Deus não é um Deus de desordem, como toda a Sua criação se assemelha ao Criador, também é chamada a viver uma nova forma, a sua imagem e semelhança.

Quando lemos que a terra era caos vazio, fazendo uma analogia à humanidade quando se afastou de Deus, vemos quando nos afastamos do Criador, nos afastamos na nossa essência, da nossa natureza, e automaticamente o ser humano se desforma.

Assim somos nós quando caímos no pecado, nos afastamos de Deus e nos desfiguramos da nossa imagem, pois aquele que está longe de Deus, se configura com aquilo que o tornou escravo, e sem perceber cai num caos e num vazio existencial.

Santo Agostinho define o pecado como sendo uma “aversão a Deus”, isto é, uma separação de Deus. E quando eu me separo de algo, automaticamente vou me aproximando daquilo que está me atraindo, e começo a me assemelhar com ele. Os pais da Igreja dizem que, o homem por ser criado por Deus, era “capaz de Deus” (capax Dei), isto é, capaz de entendê-Lo, relacionar-se com Deus e chegar até Ele.

O pecado nos afasta do relacionamento com Deus, nos tira a intimidade com o Eterno, portanto a humanidade sem o Espírito de Deus se desfigura, toma a forma do pecado.

Mas basta a força da Palavra de Deus para criar a ordem e dar nova forma aquele que era trevas e vazio.

O vento de Deus agitava a superfície da água (Gn 1,2).O Espírito Santo quebra todo o caos e preenche todos os espaços vazios, e onde reina o Espírito Santo reina a ordem.

Finalmente quando o homem se deixa ser transformado pelo Espírito Santo toma uma nova forma, a do amor, da verdade, a do bem.

 

 

ELLEN CINTIA LEOPOLDINO – AMIGA E BENFEITORA DA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS