“O SENHOR diz: ‘Mas no monte Sião, o lugar santo, alguns conseguirão escapar. O povo de Israel possuirá de novo a terra que eu lhe dei. Os povos de Judá e de Israel serão como labaredas de fogo. Eles destruirão os descendentes de Esaú, como o fogo devora a palha; nenhum dos edomitas escapará. Eu, o SENHOR, falei’” (Ob 1,17-18).
A Bíblia é a Palavra viva do Deus vivo e nela encontramos a comunicação de Deus aos Seus filhos. Somente os filhos de Deus podem receber entendimento do que Deus fala, porque Ele fala apenas para eles. Outras pessoas sem o Espírito de Deus podem ler as Escrituras Sagradas quantas vezes quiserem que nada se lhes comunicará ao espírito.
Nos pronunciamentos de Deus, muitas vezes eles se apresentam com esta expressão – o SENHOR diz – neste momento há uma declaração solene e explícita de Deus, não é como em outras passagens onde Deus fala nas entrelinhas; com isso o Senhor está Se expressando formalmente e estabelecendo um princípio mui claro.
Neste caso da Palavra de Deus em Obadias, o Senhor está firmando um princípio de salvação ao seu povo e está estabelecendo que somente em Sião haverá salvação e que a restauração da terra prometida será para os que habitarem aí e estes se tornarão quais labaredas de fogo.
O Espírito Santo nos explica que esta Sião é a cidade de Deus com os homens, é a habitação de Deus entre nós e conosco, portanto, não somente Deus entre nós, mas nós com Deus e em Deus formando uma cidade na qual os habitantes serão verdadeiras manifestações do poder de Deus.
São Pedro escreveu: “Pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Eu escolhi uma pedra de muito valor, que agora ponho em Sião como a pedra principal do alicerce. Quem crer nela não ficará desiludido.’”(1 Pd 2,6). Habitar em Sião é estar na edificação espiritual começada por Jesus e ser nela uma pedra viva. Não é uma cidade simplesmente, nem mesmo uma montanha sagrada, mas antes uma comunhão com Cristo que capacita o homem e a mulher de Deus a serem poderosos no Senhor para fazerem a obra de Deus.
A pessoa que ouve a Palavra de Deus e recebe fé é colocada em uma condição espiritual diferenciada, é unida a Cristo, a pedra viva, e junto Dele transforma-se em outra pedra escolhida, é conduzida pelo Espírito Santo para arder qual labareda de fogo consumindo e fazendo desaparecer toda obra do mal.
Quando o Senhor fala em destruir os descendentes de Esaú, Ele se refere à vitória sobre aquela inclinação maligna do pecado em nossas vidas e consequentemente à destruição de todas as suas fortalezas expressas em todas as obras do pecado e do diabo.
Você é chamado por Deus ao ouvir Sua Palavra, a que também se torne qual pedra ungida, qual pedra de fogo ardente da fé, capaz de queimar o incenso da adoração como perfume agradável com uma vida de santidade e comunhão, mas também capaz de atear fogo nas obras do maligno e destruir suas fortalezas.
Não devemos, portanto, buscar nas Escrituras algum tipo de consolação que nos faça qual carvão apagado pelas ondas do sofrimento, não, ao contrário, nosso Deus é um fogo devorador que nos torna como Ele e aumenta nossa chama, nunca a apaga, fazendo-nos incendiários de Seu amor e Seu poder.
Você é uma pedra escolhida, receba a declaração de Deus e firme-se em Seus princípios.
Em Cristo
Sandro F. Peres