“Eu vi que o povo estava preocupado e por isso disse a eles, e às suas autoridades, e aos seus oficiais: — Não tenham medo dos nossos inimigos. Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível e lutem pelos seus patrícios, pelos seus filhos, suas esposas e seus lares.” (Nee 4,14).
O trecho das Sagradas Escrituras que acabamos de ler é do livro de Neemias e faz parte da história da reconstrução das muralhas de Jerusalém liderada por este servo de Deus que inspirou em todos a esperança de que poderiam voltar a ter paz e segurança em sua própria terra.
O povo de Deus estava desolado até que Neemias lhes trouxe a Palavra do Senhor e eles se organizaram a partir de suas famílias para que a nação e o templo fossem refeitos, pois quando Deus levanta Sua Palavra entre nós e nos dá homens enviados por Sua graça, então podemos vencer o medo e começar o trabalho de reconstrução.
Neemias disse algumas coisas muito importantes a todos que devem ser consideradas separadamente. Veja:
•Não tenham medo dos nossos inimigos – os inimigos do povo de Deus estão agora mesmo no engano do grande inimigo de Deus que é o diabo. Suas ameaças são terríveis e assustadoras, porém nós precisamos nos lembrar que o Senhor Jesus já venceu a Satanás quando derrotou a condenação na cruz e a morte na ressurreição. As ameaças do mal não podem ser mais fortes do que nossa fé. Hoje há muitas ameaças, até apresentadas nos meios de comunicação, contra os cristãos e contra toda pessoa de bem. Não tenhamos medo, nunca houve mal que se levantasse a não ser para que sua queda ficasse mais exposta.
•Lembrem como Deus, o Senhor, é grande e terrível – ao invés de prender os olhos no mal, vamos nos voltar para o Rosto de Deus, Ele é o Senhor da história, Ele domina sobre todos e intervém no momento exato desbaratando os inimigos. O Senhor é grande para os que Lhe são fiéis e terrível para os infiéis. Os que andam com o Senhor conhecerão Sua grandeza e verão Sua fidelidade aqui mesmo neste mundo e depois na eternidade.
•Lutem pelos seus patrícios – não podemos desistir de nossa pátria neste mundo, não podemos deixar que governos, instituições e outros mecanismos de organização da sociedade caiam nas mãos dos ímpios, dos que desfazem de Deus e de Sua Palavra; não podemos deixar de banir dos governos aqueles que muitas vezes escondem seus maus caminhos atrás de oferta de dinheiro e programas sociais, mas que não prezam pelo Senhor e, ao contrário, desrespeitam a fé das pessoas, desrespeitam a Igreja e desrespeitam os cristãos.
•Lutem pelos seus filhos, suas esposas e seus lares – devemos defender nossas famílias, lutar por eles porque toda a ameaça do inimigo é contra a família sempre, pois a destruição do lar é a destruição do ser humano e pessoas sem famílias sólidas e verdadeiras são pessoas desprotegidas e possíveis de manipulação de qualquer maneira. Por esta razão o Senhor tem dispensado fortemente Sua Palavra sobre as famílias, derramando muitos milagres de conversões e curas, de paz e prosperidade.
Este é o momento de crermos e lutarmos pela fé, por meios pacíficos e justos, para que Deus, a pátria e a família sejam respeitados. O Senhor está à nossa frente e a vitória é certa, basta que façamos nossa parte e que a primeira ação seja a de joelhos dobrados na presença do Senhor, declarando a vitória da Palavra de Deus.
O Senhor certamente vai reconstruir nossas vidas em comunhão com Ele.
Em Cristo
Sandro F. Peres