Para onde estou dirigindo meu olhar?

E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo… Os reis magos estavam a caminho de Belém, para encontrar Jesus, o menino, assim como profetizava o profeta Miquéias. Esta narrativa de Mateus 2, 9b, me levou a refletir profundamente e avaliar para onde estou olhando!

 

Estamos vivendo momentos de tantas distrações, olhamos para todos os lados, tudo nos encanta e nos chama a atenção, como uma criança que fica impressionada com qualquer estimulo de cores, sons e cheiro. Assim, somos nós! Somos conduzidos a cada instante por estímulos passageiros, pelo encantamento do corpo que parece que não vai perecer, pelas satisfações puramente materiais.

 

Uma vez li que se todos os dias meditarmos sobre a nossa morte viveríamos bem melhor, porque perceberíamos que nossa vida é um sopro, e não conseguiremos rete-la em nossas mãos. Estes dias estava acompanhando meu filho em um exame médico, e no corredor do hospital na ala de tomografia, você vê algumas cenas marcantes, que nos faz refletir que muitas vezes não valorizamos a vida, porque somos mesquinhos e orgulhosos, achamos que somos eternos, que nosso corpo nunca passará pela doença e que todos vão envelhecer e nós não! Que engano! Todos um dia iremos passar pelo corredor de um hospital, os dias chegam, os anos passam, os cabelos brancos vem juntamente com nossa saúde que escapa de nossos dedos, para alguns a doença chega antes dos anos, não existe regra, assim é a vida.

 

Refletir um pouco sobre o futuro, nos faz viver mais plenamente nosso presente, e valorizar cada momento. Nosso exame de consciência de toda noite, deveria ser o estimulo para um novo dia, cheio de mudanças comportamentais. Precisamos ser melhores conosco, com os outros, e principalmente com Deus.
Olhemos para estrela, e chegaremos até Belém, e lá O menino estará nos esperando. Se a cada passo nos distrairmos e nossa esperança estiver nas alegrias passageiras em prazeres que passam como as enxurradas, estaremos bem longe de Belém.

São Mateus narra que a aparição da estrela encheu de profunda alegria o coração dos reis magos. Como anda sua vida? Está repleta de alegrias? Não pergunto de provações, dores, tribulações financeiras, problemas familiares, pergunto se seu coração está repleto da verdadeira alegria. Alegria que não está isenta de provas, a verdadeira alegria transborda em qualquer situação. Não a alegria das conquistas, alegria da casa nova, do carro quitado, do diploma da faculdade, digo alegria verdadeira que bens e conquistas não lhe dão de forma perene, mas passageira (I Ts 5,16).

LEIA TAMBÉM:

Foi a estrela que encheu de alegria o coração daqueles homens, eles sabiam que ela os guiaria. A profunda alegria dos reis magos está relacionado à sua missão de chegar a um destino que era Belém e lá encontrar o Menino que era Jesus. Você já pensou qual sua vocação e missão? Qual a estrela que tem conduzido sua vida até o menino Jesus? Não é natal ainda, mas estamos a caminho de Belém. Talvez chegou o momento de você olhar para a estrela e deixar-se guiar, tome cuidado, não se distrai, tudo passa, tudo é ilusão já nos diz o eclesiastes.

 

Me faltam palavras para continuar esta reflexão, encerro dizendo que estamos a caminho da Pátria definitiva, e a estrela a linha diretriz, é a nossa vocação, que indica nosso alvo, a onde desejamos chegar, perder a estrela, nos faz perder o caminho.

 

 

SIMONE MAGALHÃES DA SILVA DORTTI, MISSIONÁRIA CONSAGRADA NA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS