Equilíbrio e confiança

“O SENHOR Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.” (Na 1, 7).

Se você ler o capítulo primeiro do livro do profeta Naum, de onde extraímos esta passagem, perceberá um discurso forte que ameaça os inimigos do Senhor e que faz tremer diante das ameaças do poder de Deus a qualquer um que tenha algum juízo.

No entanto, porém, o verso 7 salta como uma frase doce e arrebatadora de confiança que principia dizendo que o Senhor é bom. O Espírito Santo nos mostra que o poder e a justiça de Deus estão regulados por Sua bondade. Há no Senhor uma bondade tão profunda e absoluta que mesmo quando Ele julga e faz justiça, ainda quando pune e castiga todo o Seu agir é bom e leva para o bem.

Deus sempre aparece na Sua Palavra como Aquele que está enciumado por seu povo e que é extremamente zeloso por manifestar na vida dos Seus a Sua glória não deixando que inimigo algum diminua o Seu agir e a Sua salvação.

Vivemos em tempos cada vez mais difíceis para se poder acreditar nas pessoas e nas instituições, parece-nos que tudo está alicerçado sobre a mentira e o fingimento, sobre o interesse próprio e a ganância. Esta desconfiança generalizada precisa ser dissolvida quando se trata do Senhor, porque na verdade Ele é o único em que se pode confiar plenamente e a Sua lei é a base do direito e da justiça. A ausência de confiança em nossos dias é o resultado da distância que a humanidade está da Palavra de Deus e do próprio Deus.

 

LEIA TAMBÉM:

CONTEMPLANDO NO ESPELHO

A UNIDADE DO CASAL

A IMPORTÂNCIA DA LITURGIA NA VIDA DA IGREJA

SUA VIDA SERÁ OBJETO DA GLÓRIA DE DEUS

 

Quando alguém anda no Senhor o seu coração fica cheio de confiança e ele se torna confiável também. A confiança é uma medida de verdadeira vida espiritual. Se você se sente inseguro neste mundo mas com um equilíbrio verdadeiro caminha pelas dificuldades da vida com olhar sereno porque sabe que há Alguém que realmente está cuidando de você, então lhe consideram espiritual, mas se isso é verdade então você não é somente alguém que confia e sim também alguém em quem se pode confiar.

Muitas vezes a nossa jornada neste mundo se parece como a travessia nas alturas sobre uma corda bamba. Alguém só faz isso porque tem em si uma confiança extrema, sabe que há equilíbrio suficiente para ir adiante. A multidão que assiste a este espetáculo de equilíbrio elogia e aplaude dizendo – ali vai alguém que sabe o que está fazendo – mas se de fato é assim, mais ainda se causa admiração quando o equilibrista carrega outro consigo. Além de ser alguém de alta confiança é alguém em quem se pode confiar.

Como tem estado o seu equilíbrio na vida? Tens atravessado sua jornada confiantemente? Note que o equilibrista sempre se utiliza de uma vara para equilibrar-se e isso me faz lembrar de Moisés que foi enviado por Deus para libertar os hebreus do poder maléfico do faraó portando apenas uma vara, que simboliza a Palavra de Deus de onde emana o Seu poder. Quando o equilibrista não usa uma vara, então abre seus braços para equilibrar-se, isso me faz lembrar o Senhor Jesus, que sendo maior que Moisés teve equilíbrio em Si mesmo porque Ele é a Própria Palavra de Deus que se fez gente e abriu Seus braços na cruz para dar aos homens o caminho da salvação.

Deus é realmente bom. Em meio a tanta necessidade de justiça vingadora, Ele continua nos dando o caminho do equilíbrio e da confiança. Se acreditarmos em Seu amor e subirmos nos ombros de quem sabe fazer a travessia, chegaremos ao outro lado ovacionados por suspiros, aplausos e olhares desconfiados, tendo alguns que até torcem pela nossa queda, mas chegaremos lá não guiados pelas emoções positivas e negativas da multidão que nos assiste, mas porque confiamos naquele que é realmente bom e que em tempos difíceis nos salvou e cuidou de nós.

 

SANDRO FATOBENE PERES – FUNDADOR DA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *