Qual é a vontade de Deus?

Muitas pessoas passam a vida se perguntando qual a vontade de Deus para suas vidas. Muitos acabam seus dias sem descobri-la. Esperam grandes manifestações e revelações. Esperam Jesus vir por sobre as nuvens com voz forte lhes dizendo qual caminho ou qual o propósito para suas vidas. E quando de forma contrária a vida lhes surpreende, se questionam se é vontade de Deus. E diante de circunstâncias contrárias que causam aflições e sofrimentos se questionam o que realmente é vontade de Deus. Algumas pessoas neste período perdem a fé, muitos ficam pelo caminho e perdem o sentido da vida.

E com você, como tem acontecido? Você tem esperado grandes profecias para que você possa seguir adiante? Quando as respostas vêm em forma de tempestades, em forma de sofrimento, como você tem enfrentado “a vontade de Deus”?

Eclesiástico 11,14 diz: “Bens e males, vida e morte, pobreza e riqueza vêm de Deus”. Este pequeno versículo deveria ser o suficiente para encararmos a vida com mais leveza, independente do que hoje é a “vontade de Deus” para sua vida. Quando aceitamos tudo o que nos acontece sejam os bens ou males, nossa alma se enche de paz que ninguém pode roubar. Buscamos a “vontade de Deus”, mas quando ela se concretiza é difícil conformar-se com ela. Porque às vezes estamos buscando a nossa própria vontade, mas Deus sonda corações, Ele sabe nossas intenções e permite que aconteça em nossas vidas o que Ele realmente quer! Nossas intenções pessoais são desmascaradas quando rezamos, rezamos e rezamos e Deus permite situações e nós dizemos: “Ué, eu pedi tanto para Deus! E Deus me permitiu isso, permitiu aquilo”, enfim somos cheios de desejos pessoais e de segundas intenções. Conformar-se com a vontade de Deus é simplesmente aceitar o que nos acontece de bom grado.

Mas, existem pessoas que acham que Deus vai dar tudo pronto, preparado e ficam esperando, e passam a vida esperando, e nada acontece, e Deus parece não Se manifestar. Estas pessoas se esqueceram que para a vida acontecer é necessário nossa colaboração, necessário nos mexermos, fazermos nossa parte. Na vida não somos espectadores, precisamos ter atitudes, ações e assim a vontade de Deus se manifesta.

O que realmente é a vontade de Deus meus irmãos? A vontade de Deus é aquela que Ele permite que aconteça no dia a dia. Deus te dá meios para que a vontade dele se manifeste, caminhos são abertos. Ele te cumula de riqueza quando parece que a pobreza está dominando seu lar. Ele redobra as suas forças quando a doença está consumindo seus ossos. Ele te dá sabedoria para saber se é hora de ir ou parar. Aí se manifesta a vontade de Deus, quando você caminha, Deus vai agindo, Deus acontece na sua vida (Is 40,31).

E quando Deus não te concede saúde, você logo deveria imaginar que Ele quer a sua santificação, quando seus celeiros não estão fartos é que chegou a hora de esperar com paciência o tempo da colheita, quando você está perdido e não sabe para onde ir, é hora de discernir. Aqui também se manifesta a vontade de Deus (II Cor 4,16-17).

Cumprir a vontade de Deus, é obedecer aos mandamentos como Ele disse ao jovem rico, cumprir os 5 mandamentos da Igreja, fugir do pecado mortal, crescer na vida espiritual, trilhar o caminho do desapego e da caridade. Parece muito, mas não é! São exigências da vida cristã que precisamos seguir piedosamente e no “restante” a vontade de Deus se manifestará.

LEIA TAMBÉM:

A oração não conhece fronteiras

A Tua graça me basta

Enfim, compreender a vontade de Deus é olhar o tempo presente e perceber Deus escondido nas circunstâncias, nos acontecimentos que move e nos impele para frente. É deixar de buscar de forma misteriosa a manifestação da vontade de Deus, e nos conformar que no tempo presente Deus se manifesta das mais diversas formas e revela Sua santa e perfeita vontade.

“Não devemos receber com resignação as provações vindas diretamente de Deus, tais como doenças, a nossa limitação, a perda acidental de alguma coisa, mas também tudo o que nos vem indiretamente de Deus e diretamente dos homens: as perseguições, os roubos, as injúrias. Na verdade, tudo nos vem de Deus” (Santo Afonso de Ligório).

 

SIMONE MAGALHÃES DA SILVA DORTTI – MISSIONÁRIA CONSAGRADA NA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS