Ver com os olhos de Deus

Por estes dias, estava refletindo como Deus escreve a nossa história com momentos e formas que às vezes parecem que não combinam, com situações que parecem que desentoam do todo que é a nossa vida. Tem horas que Deus vai bordando nossas vidas, e só vemos o enrosco dos fios que não forma coisa alguma, como um bordado que você vê apenas ao avesso. Mas, quando o bordado está pronto percebemos que o avesso pouco importa. Assim olhamos para nossa história, parece que os fios estão enroscados, formando nó, e vemos apenas as dificuldades que embaraçam nossa visão.

É difícil ver com os olhos de Deus, que desenha da forma mais inesperada em nossa vida, como um artista que de forma abstrata consegue traduzir através da arte seus sentimentos. De forma perfeita, Deus, através da forma mais emocionante vai tecendo em nossas vidas a maior arte que qualquer artista pode fazer. Salmo 138, 13: “Fostes vós que plasmastes as entranhas do meu corpo”. É lindo ver como o salmista traduz a experiência mais fascinante da história humana: Deus tecendo seus filhos, moldando, plasmando as entranhas. Ele pensou em cada detalhe, cada parte do nosso corpo, a cor dos nossos cabelos, nossa genética, nossa estatura, Deus pensou em cada um de forma irrepetível.

Às vezes podemos nos sentir até inferiores em frente de outros bordados que parecem perfeitos. Se nos compararmos com os outros sempre nos sentiremos menores, mas, se olharmos o capricho que Deus teve em pensar em nós, e somente em nós naquele momento da criação, todo sentimento de inferioridade se esvai.

O salmista continua no versículo 14: “Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso”. Quantas vezes você tem louvado a Deus pela forma maravilhosa que Ele te fez? Mesmo que seu corpo esteja doente, Ele te formou da forma mais perfeita. Mesmo que nossa carne desfaleça, nosso espírito se fortalece, porque Deus é nossa herança e a rocha do nosso coração (Sl 72, 16).

No versículo 15 nos diz: “Nada de minha substância vos é oculto”, Ele te criou de forma oculta, secreta, escondida. O trabalho de Deus em nossa vida não se apresenta como espetáculo em grandes palcos, muitas vezes no esconderijo de nossa casa, trabalho, na rotina que parece monótona. Naquele dia Ele te fez ocultamente, e hoje continua trabalhando de forma escondida, sem muito aparecer. Diversas vezes parece que estamos caminhando a sós, mas no fim de nossa jornada veremos com clareza o que hoje vemos com muitas sombras. Deus sempre esteve ali!!

 

LEIA TAMBÉM:

Nova forma

Qual é a vontade de Deus?

 

“Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios!”, e que mistério nossas vidas estão envolvidas, por mais que busquemos compreender e sondar aquilo que Deus quer de nós, jamais entenderemos Seus desígnios de forma completa, porque humanamente algumas coisas que Deus nos permite parecem não fazer sentido. Nada nos acontece sem um propósito maior, queremos às vezes sondar o que é demais para nós, e esquecemos-nos de viver cada momento seja ele de felicidade ou de provações. Sempre estas duas realidades irão caminhar de mãos dadas conosco, a felicidade e a dor, e independente da intensidade de cada uma delas, louvaremos o Grande Artista que de forma maravilhosa tem escrito e de forma abstrata tem desenhado nossa história.

SIMONE MAGALHÃES DA SILVA DORTTI – MISSIONÁRIA CONSAGRADA NA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS