Consagrados a Cristo, por Maria

Inicio hoje uma série com algumas reflexões sobre a consagração a Cristo, por meio de Nossa Senhora, segundo o método de São Luiz de Montfort, prática devocional tão cara à espiritualidade da Comunidade Fanuel.

1) O que é o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria?

O Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria é um método, uma verdadeira escola de santidade desenvolvida por São Luiz Maria Grignion de Montfort, em 1712, poucos anos antes sua morte. Pelo menos três santos muito conhecidos por todos nós trilharam este caminho de santidade que é a consagração total da vida a Cristo, por meio de Maria: Dom Bosco, Teresinha do Menino Jesus – baluarte da vocação Fanuel – e o Papa João Paulo II, cujo pontificado esteve debaixo dos cuidados de Maria, com o lema: Totus tuus (Todo Teu).

Curioso é que o livro ficou perdido por 130 anos, quando enfim foi encontrado em uma caixa por uma padre da congregação fundada por Montfort, o que curiosamente foi predito pelo santo: “…Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio duma arca, a fim de que não apareça” (TVD 114).

No ano de 1998 podemos dizer que o bendito livrinho foi encontrado também na “caixa da história” da Comunidade Fanuel. Na ocasião nosso fundador sentiu da parte de Deus o apelo de consagrar esta obra à Virgem, e para isto debruçou-se em estudo e oração sobre o Tratado, bem como sobre a Encíclica de João Paulo Redemptoris Mater (A Mãe do Redentor), de 1987.

Recordo-me como se fosse hoje daquelas nove semanas de pregação sobre a consagração, da profunda oração e entrega ao Senhor, que culminou no ato de consagração realizado durante a solene Missa da Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro de 1998.

Desde então, todos os anos, os membros efetivos da Comunidade Fanuel renovam seu compromisso de pertença total e exclusiva a Jesus Cristo, por meio de Maria.

Neste ano os exercícios espirituais de preparação começam nesta terça-feira, dia 4 de novembro, devendo seguir até o dia 7 de dezembro, para que no dia 8, renovemos a consagração ou a façamos pela primeira vez.

A preparação consiste em 12 dias preliminares de oração, seguidos por três semanas. Cito aqui as palavras do próprio São Luiz a este respeito: “Aqueles que quiserem adotar esta devoção… empreguem ao menos doze dias em desapegar-se do espírito do mundo, contrário ao de Jesus Cristo e dediquem três semanas a encher-se de Jesus Cristo por intermédio da SS. Virgem” (TVD 227).

Nestes 12 dias preliminares serão recitadas as seguintes orações:

– VENI, CREATOR SPIRITUS;
– AVE, MARIS STELLA;
– MAGNIFICAT.

As orações podem ser encontradas no próprio Tratado ou na Internet, na seguinte página: http://consagrate.com/

Até o próximo artigo.

Por Cesar Machado Lima – Comunidade Fanuel