Coração missionário

Muitas vezes ouvimos a exortação de que cada batizado deve ser missionário e isso as vezes movimenta pessoas e grupos com o intuito de corresponder a esta vocação do batismo, mas é necessário saber que o ser missionário não se sustenta apenas em decisões da vontade e de organizações, é preciso algo mais profundo e interior, uma decisão que parta do coração, portanto, é preciso ter um coração missionário.

Para compreendermos o coração missionário é preciso entender o que é coração e o que é missionário. A palavra “coração” é uma das palavras mais freqüentemente usadas na Bíblia. Na verdade, ela ocorre lá 876 vezes.

O coração, a parte mais íntima de nosso ser, é a árvore da qual o fruto que nós produzimos em nossa vida depende (Mt 7,16-18). A fim de que o coração dê bons frutos é necessário que a Palavra de Deus esteja nele (Lc 8, 15).

Muitos estão prontos para fazer várias coisas em nome de Deus. Contudo, o que Ele quer é simplesmente dar a Si o nosso coração. Veja o que a Bíblia Sagrada nos diz: “Mas o Senhor disse-lhe: Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, nem pela sua alta estatura, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor olha o coração.” (l Sm 16,7); “Meu filho, dá-me teu coração. Que teus olhos observem meus caminhos…” (Pv 23, 26).
O coração é portanto, a parte para a qual Deus olha e que Ele quer que a demos para Ele “e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6, 5). Este é o maior e o primeiro mandamento.” (Mt 22, 35-38)
Ele quer que nós O amemos com todo o nosso coração: Servindo-O com todo o nosso coração; Buscando-O com todo o nosso coração; Acreditando Nele com todo o nosso coração.


O coração missionário é aquele de uma pessoa segundo o coração de Deus (At 13, 21-22) Note os seguintes textos bíblicos:

● Mt 9, 35-38 – “Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade. Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.
● Fp 2, 4-5 – “Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros.Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.”
● I Jo 2, 6 – “aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu.”

 

LEIA TAMBÉM:

CONTEMPLANDO NO ESPELHO

A UNIDADE DO CASAL

A IMPORTÂNCIA DA LITURGIA NA VIDA DA IGREJA

SUA VIDA SERÁ OBJETO DA GLÓRIA DE DEUS

 

Jesus foi o missionário do Pai e é Ele o modelo de nossa missão, por isso a pessoa com o coração missionário é aquela que recebe em seu interior a convicção do amor e da dependência de Deus, que se apercebe profundamente ligado ao coração de Deus e por isso ama a salvação das pessoas. Esta paixão profunda é uma força motriz que faz o ser estar em constante abrasamento de amor por salvação para acalentar as almas sedentas e saciar o coração de Deus.

O coração missionário é então o coração daquele que, mesmo não podendo partir para terras distantes, mesmo não podendo fazer obras frondosas aos olhos humanos, e ainda que numa vida modesta, está todo o tempo ocupado em amar a Deus e ao próximo, por esta razão que Santa Teresinha do menino Jesus e da Sagrada face é a padroeira universal das missões.

SANDRO FATOBENE PERES – FUNDADOR DA COMUNIDADE FANUEL – ROSTO DE DEUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *